Em julho deste ano, a Rolls-Royce nos disse que seu primeiro carro elétrico de produção em série estava 40% pronto. O Spectre, como agora é oficialmente conhecido, faz a sua estreia como o primeiro modelo da marca de luxo com uma motorização 100% elétrica, colocando a marca na era dos veículos elétricos. As entregas começarão no último trimestre do ano que vem.
O avanço na tecnologia dos carros elétircos permitiu que a Rolls-Royce adotasse uma motorização "verde" para o Spectre, dizendo que finalmente tem um padrão que "pode entregar a icônica experiência Rolls-Royce" e até melhorá-la. A missão da fabricante é tornar-se totalmente elétrica até o final da década e acredita que o torque instantâneo, rodar silencioso e "a sensação de uma única marcha imperceptível" encaixa-se perfeitamente em suas próprias virtudes.
Com o Spectre, como a Rolls-Royce explica com orgulho, a fabricante conseguiu criar um segmento automotivo totalmente novo, que ela chama de "super cupê elétrico de ultra-luxo". Será posicionado como um sucessor espiritual do Phantom Coupe na linha da marca, adotando o mesmo papel.
Na parte de design, o Spectre não parece drasticamente diferente em comparação aos outros carros da Rolls-Royce, embora traga a grade mais estranha já usada por um veículo da empresa. Ela tem uma iluminação com 22 LEDs e, logo acima, está a estátua "Spirit of Ecstasy", aerodinamicamente otimizada. Falando na aerodinâmica, o Spectre tem um coeficiente de arrasto de 0,25, o menor já alcançando pela marca.
O interior do Spectre é o mais avançado tecnologicamente até agora. Um dos destaques é uma função opcional chamada Starlight Doors, que adiciona 4.796 pontos iluminados no interior, sem contar os que ficam no teto. É uma evolução do que a Rolls-Royce fazia em outros modelos, usando essas luzes para criar um efeito de céu estrelado não só no teto como nas portas. Outra novidade no Spectre são os bancos dianteiros, inspirados pela alfaiataria britânica.
Desenvolvido com a plataforma Architecture of Luxury, o Spectre ainda não tem uma potência, torque ou autonomia definidas. A fabricante diz que ainda está fazendo os últimos ajustes, mas que os dados preliminares apontam que terá 584 cv e 91,8 kgfm de torque. A estimativa é que, seguindo o ciclo WLTP usado na Europa, terá uma autonomia de 520 km, enquanto a aceleração de 0 a 96 km/h seria de 4,4 segundos.
São números bem impressionantes, mas o Spectre não focará em performance ou eficiência. Ao invés disso, entregará a sensação mais luxuosa possível para quem estiver atrás do volante, e a nova suspensão Planar. Ela utiliza um sistema que pode desacoplar algumas das barras estabilizadoras da suspensão, permitindo que cada roda atue de forma independente, entregando um rodar ainda mais suave e reduzindo os balanços causados por causa de buracos.
Como mencionamos antes, o Spectre será entregue somente no último trimestre do ano que vem. Já está disponível para encomenda no mercado global, mas o preço não foi revelado - a fabricante diz apenas que será posicionado entre o Cullinan e o Phantom.
Fonte: Rolls-Royce
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Empresa faz carro funerário com Rolls-Royce e Mercedes "defunto"
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Esqueça o teto-solar: Rolls-Royce faz teto que imita eclipse solar