Os fãs do mundo automotivo estão órfãos de um grande evento automotivo desde que o último Salão do Automóvel de São Paulo foi realizado, em 2018. Mas isso pode mudar, pois a Anfavea prevê que em 2023 não aconteça um, mas sim dois grandes eventos dedicados ao setor, sendo que um deles deverá ser focado em tecnologia automotiva.
As informações são do site Autodata, que afirma ainda que os dois eventos podem ocorrer ainda ao mesmo tempo. Vale lembrar que, em março deste ano, a Anfavea assinou com a RX, antiga Reed, organizadora do Salão, o contrato para a realização do Motor Experience, que seria um evento com proposta mais dinâmica em um novo formato. A nova mostra seria feita nada menos do que no Autódromo de Interlagos, mas o evento acabou sendo adiado novamente por conta da crise logística e de semicondutores, de acordo com a organização.
Mas voltando a falar da proposta dos dois eventos, essa conversa rolou com jornalistas após a entrevista coletiva à imprensa da Anfavea na última sexta-feira, dia 7. De acordo com o Autodata, além do desejo de fazer o Motor Experience, que focaria em tecnologia, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, revelou a intenção de promover, também, o Congresso Internacional do Setor Automotivo, que teria por objetivo buscar a integração com indústrias automotivas de diversos países. Logicamente, o maior foco do evento seria o mercado da América Latina.
Em relação ao que chamou de Feira de Tecnologia do Automóvel, essa a possível substituta do Salão do Automóvel (ou mais recentemente do São Paulo Motor Experience), o executivo disse:
“Precisamos demonstrar para a sociedade e para integrantes do governo e da política as tecnologias automotivas. Muitos sequer sabem em que nível estamos na indústria. Recentemente me perguntaram quando os carros híbridos chegariam de fato. Eles já estão aí e precisamos mostrá-los, demonstrar as tecnologias que dispomos”.
Em outras palavras, a ideia do presidente da Anfavea é de utilizar o evento para aproximar e explicar as novas tecnologias para a grande parcela da sociedade que não acompanha de perto o que ocorre no universo automotivo. Mais do que um evento expositivo com uma fórmula antiga, seria um evento mais alinhado a um workshop de tecnologias automotivas, inclusive com demonstrações práticas.
De acordo com o presidente da entidade, até o momento as datas dos eventos não foram definidas. Como antecipamos lá em cima, existe sim a possibilidade do novo “Salão de tecnologia automotiva” acontecer ao mesmo tempo que o Congresso Internacional do Setor Automotivo. Sua inspiração seria eventos como o da Fenabrave, Fenauto e Instituto Aço Brasil, mas incluindo também outros países que não contam com uma indústria automotiva.
Como dissemos, o último Salão do Automóvel feito em terras tupiniquins foi feito em 2018, sem qualquer indicio de que aquele seria o último. Depois de dois anos, num momento que ocorria uma onda de cancelamentos de fabricantes, o evento foi adiado para o ano seguinte e, com a chegada da pandemia, mais uma vez cancelado.
Em relação ao São Paulo Motor Experience, que aconteceria neste ano e que foi adiado para o ano que vem (e que deverá ser substituído pelo evento focado em tecnologia), até então três marcas estavam confirmadas para o evento: BMW, BYD e Mini. Nos bastidores, falava-se que Renault e Nissan estariam negociando a participação. Chevrolet, JAC, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Suzuki e Toyota disseram que não estariam na feira. Nosso colunista Pedro Kutney ainda apurou que Jaguar Land Rover e Audi teriam toda a mesma decisão de não participar do São Paulo Motor Experience.
No entanto, a RX, antiga Reed Exhibitions e organizadora da mostra, dizia que já havia reservado 19 dos 23 espaços disponíveis na área dos boxes, onde ficaria a área de exposição, porém sem revelar quais são as empresas envolvidas. A organização esperava atrair cerca de 750 mil visitantes com o novo formato, voltado para test-drives e experiências para o público, mesma quantidade de visitantes da última edição do Salão do Automóvel, em 2018. Agora é esperar os próximos desdobramentos, pois a Anfavea já pensa em um novo formato para o Salão do Automóvel.
Fonte: Autodata
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro