O segmento de hatches foi o mais importante do mercado brasileiro em setembro. Com 52.377 veículos emplacados (somados os modelos das três categorias), o que representou 29% dos 180.424 veículos registrados no mês passado, o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado (33.075) ultrapassou os 58%. Em relação a agosto (62.746), no entanto, houve uma retração de 16,5%.
Na faixa de entrada, o Fiat Mobi (7.476) repetiu a liderança de agosto com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Renault Kwid (5.719) e já abriu quase dez mil unidades no acumulado do ano, uma diferença pouco provável de ser tirada no último trimestre. Com 596 unidades, o Caoa Chery iCar se manteve no pódio. O resultado, vale destacar, é o novo recorde de vendas para um modelo elétrico no Brasil.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
SET/22 |
AGO/22 |
SET/21 |
% SET 22 |
% AGO 22 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
50036 |
7476 |
7613 |
4573 |
54,19% |
52,34% |
-1,80% |
63,48% |
2º |
RENAULT KWID |
40086 |
5719 |
6829 |
1963 |
41,45% |
46,95% |
-16,25% |
191,34% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
728 |
596 |
102 |
0 |
4,32% |
0,70% |
484,31% |
- |
4º |
VW UP! |
15 |
5 |
0 |
3 |
0,04% |
0,00% |
- |
66,67% |
|
|
90865 |
13796 |
14544 |
6539 |
100,00% |
100,00% |
-5,14% |
110,98% |
Após três meses de ausência da posição de honra, o Hyundai HB20 foi o preferido por 8.836 consumidores, quase 800 unidades a mais do que o Chevrolet Onix (8.078). Fora do pódio desde abril, o Fiat Argo emplacou 7.093 unidades – os três modelos, vale destacar, tiveram resultados piores do que os de agosto.
Preferido desde junho, o VW Gol (5.773) caiu para o quarto lugar, embora com crescimento de quase 84% nos últimos doze meses. Numa disputa apertada pelo 5º lugar, vitória do Toyota Yaris Hatch (2.341) sobre o Peugeot 208 (2.214). Em seu 1º mês cheio com a nova geração nas lojas, o Citroën C3 (1.604) foi o 7º colocado com seu melhor resultado desde julho de 2015 (1.627).
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
SET/22 |
AGO/22 |
SET/21 |
% SET 22 |
% AGO 22 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
70745 |
8836 |
10919 |
7147 |
23,06% |
22,78% |
-19,08% |
23,63% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
60585 |
8078 |
9819 |
4309 |
21,08% |
20,49% |
-17,73% |
87,47% |
3º |
FIAT ARGO |
42920 |
7093 |
7594 |
4911 |
18,51% |
15,84% |
-6,60% |
44,43% |
4º |
VW GOL |
53023 |
5773 |
11719 |
3141 |
15,07% |
24,45% |
-50,74% |
83,79% |
5º |
TOYOTA YARIS |
18776 |
2341 |
2235 |
1026 |
6,11% |
4,66% |
4,74% |
128,17% |
6º |
PEUGEOT 208 |
22924 |
2214 |
2825 |
1697 |
5,78% |
5,89% |
-21,63% |
30,47% |
7º |
CITROËN C3 |
1753 |
1604 |
102 |
1 |
4,19% |
0,21% |
1472,55% |
- |
8º |
HONDA CITY HATCH |
11906 |
1452 |
1504 |
0 |
3,79% |
3,14% |
-3,46% |
- |
9º |
RENAULT SANDERO |
7380 |
777 |
1002 |
490 |
2,03% |
2,09% |
-22,46% |
58,57% |
10º |
VW POLO |
2414 |
89 |
130 |
759 |
0,23% |
0,27% |
-31,54% |
-88,27% |
11º |
JAC E-JS1 |
527 |
49 |
73 |
2 |
0,13% |
0,15% |
-32,88% |
2350,00% |
12º |
FIAT UNO |
763 |
7 |
6 |
323 |
0,02% |
0,01% |
16,67% |
-97,83% |
13º |
FORD FIESTA |
4 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
14º |
VW FOX |
57 |
1 |
1 |
2334 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-99,96% |
|
|
293777 |
38315 |
47929 |
26140 |
100,00% |
100,00% |
-20,06% |
46,58% |
Entre os modelos mais caros, o Chevrolet Cruze Sport 6 foi o preferido pelo 7º mês consecutivo, mas desta vez com apenas 2 unidades de vantagem sobre o Mini Cooper (98 x 96). O elétrico BMW i3 (26), com seu 2º melhor resultado em 2022, completou o pódio à frente do BMW Série 1 (16), que repetiu o 4º lugar de agosto. Terceiro no último ranking, o Nissan Leaf (13) caiu duas posições.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
SET/22 |
AGO/22 |
SET/21 |
% SET 22 |
% AGO 22 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1146 |
98 |
129 |
188 |
36,84% |
47,25% |
-24,03% |
-47,87% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
615 |
96 |
55 |
148 |
36,09% |
20,15% |
74,55% |
-35,14% |
3º |
BMW i3 |
99 |
26 |
11 |
24 |
9,77% |
4,03% |
136,36% |
8,33% |
4º |
BMW SÉRIE 1 |
51 |
16 |
21 |
8 |
6,02% |
7,69% |
-23,81% |
100,00% |
5º |
NISSAN LEAF |
269 |
13 |
39 |
2 |
4,89% |
14,29% |
-66,67% |
550,00% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
45 |
8 |
8 |
16 |
3,01% |
2,93% |
0,00% |
-50,00% |
7º |
AUDI A3 |
153 |
3 |
4 |
0 |
1,13% |
1,47% |
-25,00% |
- |
8º |
CHEVROLET BOLT |
4 |
3 |
0 |
0 |
1,13% |
0,00% |
- |
- |
9º |
FIAT 500E |
188 |
2 |
6 |
9 |
0,75% |
2,20% |
-66,67% |
-77,78% |
10º |
FORD FOCUS |
6 |
1 |
0 |
1 |
0,38% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
2576 |
266 |
273 |
396 |
100,00% |
100,00% |
-2,56% |
-32,83% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora