Novo BYD Song Plus DM-i está nas concessionárias; veja fotos e equipamentos
Primeiro híbrido da marca no Brasil custa R$ 269.990 com 180 cv no conjunto
A chegada da BYD no Brasil marcou o desembarque por aqui de mais uma marca com forte aposta na eletrificação. Os seus dois primeiros modelos por aqui foram o SUV Tan e o sedã Han, ambos com conjuntos motrizes totalmente elétricos e movidos por baterias. Mas a marca já começou a diversificar seu portfólio.
Agora em setembro, a BYD lançou no mercado nacional o Song Plus DM-i. Trata-se de um SUV de porte médio que introduz a empresa ao segmento de modelos híbridos. O modelo foi anunciado em versão única com preço anunciado de R$ 269.990 e seu primeiro lote, de 200 unidades, esgotou-se em apenas 7 dias. As primeiras entregas estavam programadas para o começo de dezembro, mas o Motor1.com já flagrou a novidade em uma concessionária da marca na capital paulista.
Como é o BYD Song Plus DM-i ao vivo?
Galeria: Novo BYD Song Plus DM-i nas concessionárias brasileiras
Ao vivo, o que mais salta aos olhos no BYD Song Plus é o porte. Apesar de relativamente baixo para um SUV médio, o modelo tem bastante largura e parece maior. Também é o primeiro modelo da marca com os emblemas sem usar as letras do alfabeto chinês. Além de um "BYD" na grade, o tampão traseiro traz o nome da empresa por extenso: "Build Your Dreams".
Falando na dianteira, o Song Plus tem um uso adequado de cromados, sem exageros e que deixam o SUV com um visual elegante em conjunto com a iluminação de LED. Como as laterais são grandes, mal se percebe que as rodas já são de 19 polegadas. A traseira traz lanternas de LED que interligam as laterais de ponta a ponta, como tem sido a tendência para modelos dessa categoria.
A cabine traz um acabamento de couro preto e branco nos bancos, painel e portas, além de costura contrastante laranja. O visual é moderno e remete ao usado no Tan, que é 100% elétrico. O teto-solar é grande e traz bastante luminosidade para cabine, enquanto o banco traseiro pareceu ter espaço o suficiente para acomodar adultos. A única estranheza veio ao abrir ao capô.
Enquanto é normal modelos elétricos não terem componentes visíveis no cofre, o Song Plus híbrido usa a mesma solução, sem ter aparentes os pontos comuns de manutenção como a vareta de nível de óleo ou reservatório de líquido refrigerante do motor a combustão.
BYD Song Plus: motorização e itens de série
Posicionado como um SUV médio, o BYD Song Plus mede 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.765 mm de distância entre eixos. O modelo chinês é maior que utilitários como o Jeep Compass e o Toyota RAV4.
O interior tem estilo moderno e destaca pela tela central com 12,8" que abriga o sistema de informação e entretenimento. Estão disponíveis câmera panorâmica de 360° junto com um sistema de imagem que permite visualizar a parte inferior do veículo, abertura elétrica do porta-malas, acesso e partida sem chave, volante multifuncional e atualizações remotas OTA de série.
O porta-malas acomoda 574 litros, que pode ser ampliado para 1.477 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, o sistema DiPilot tem mais de 20 funções de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa, junto com o mais recente sistema ESP 9.3 da Bosch.
Novo BYD Song Plus DM-i
O BYD Song Plus DM-i é o primeiro modelo da marca a ser oferecido no Brasil com a mais recente da tecnologia híbrida plugável desenvolvida internamente. No sistema DM-i, o motor elétrico desempenha o papel principal ao impulsionar o veículo na maior parte do tempo, enquanto o propulsor a combustão atua mais como um gerador para carregar a bateria.
Este conjunto híbrido é formado pelo motor 1.5 litro de aspiração natural com 81 kW (110 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, que combinado com a unidade elétrica entrega um total de 180 cv e 32,2 kgfm de torque máximo. Equipado com um câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades, o BYD Song Plus acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos de acordo com os dados oficiais. O SUV híbrido possui ainda 3 modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Mas o grande destaque é a autonomia combinada (motor a gasolina + motor elétrico), que pode passar dos 1.200 km, com um consumo médio declarado de 26 km/l. Usando o modo totalmente elétrico, o Song Plus pode rodar até 51 km pelo padrão NEDC. Quem quiser reduzir ainda mais o consumo de combustível, o Song Plus pode ter as baterias do sistema elétrico carregadas em tomada, como no Jeep Compass 4xe.
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