O mês de setembro provou a atual força das vendas diretas no mercado brasileiro. Com 52,59% dos 180.424 automóveis e comerciais leves registrados, a modalidade completou três meses seguidos à frente do varejo. A Fiat, com 26,91% de market share, chegou ao 25º mês consecutivo no topo com boa margem sobre a Volkswagen (17,06%). Chevrolet (15,59%), Jeep (8,59%) e Renault (8,34%) vieram na sequência.
Entre os automóveis, o Fiat Mobi (5.917) liderou com quase 80% de seus registros, seguido de perto pelo Hyundai HB20 (5.595). A Fiat também emplacou o Argo (4.887) no pódio. Nº 1 entre os sedãs pelo 2º mês seguido, o VW Voyage (4.466) venceu o Chevrolet Onix Plus (4.383) por margem bem reduzida tendo emplacado apenas 10 unidades no varejo.
Automóvel mais vendido na modalidade nos últimos três meses, o VW Gol (4.243) caiu para o 6º lugar. Sétimo, o Jeep Compass (3.631) repetiu a posição de honra de agosto entre os SUVs – o Renegade (2.714) garantiu os dois representantes da marca no top 10. Único do pelotão de cima abaixo dos 40% de dependência, o Chevrolet Onix (3.067) foi o 8º.
Dentre todos os modelos do top 50, apenas dois tiveram a totalidade de suas unidades na modalidade: o híbrido Hyundai Ioniq (238) e o Volvo XC60 (216) – na ponta oposta, o Honda HR-V (208) teve apenas 7% de representatividade. Com 138 unidades, o elétrico Audi E-Tron garantiu presença pelo 3º mês seguido. O mês também marcou a estreia do Kia Niro com suas 94 unidades.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET.22 (A) |
1º |
FIAT MOBI |
5.917 |
79,15% |
7.476 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.595 |
63,32% |
8.836 |
3º |
FIAT ARGO |
4.887 |
68,90% |
7.093 |
4º |
VW VOYAGE |
4.466 |
99,78% |
4.476 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.383 |
56,33% |
7.781 |
6º |
VW GOL |
4.243 |
73,50% |
5.773 |
7º |
JEEP COMPASS |
3.631 |
71,94% |
5.047 |
8º |
CHEVROLET ONIX |
3.067 |
37,97% |
8.078 |
9º |
RENAULT KWID |
2.733 |
47,79% |
5.719 |
10º |
JEEP RENEGADE |
2.714 |
72,28% |
3.755 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.628 |
36,87% |
7.127 |
12º |
VW T-CROSS |
2.336 |
40,26% |
5.803 |
13º |
PEUGEOT 208 |
2.063 |
93,18% |
2.214 |
14º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.004 |
94,62% |
2.118 |
15º |
FIAT CRONOS |
1.974 |
64,38% |
3.066 |
16º |
JEEP COMMANDER |
1.783 |
86,39% |
2.064 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
1.600 |
77,59% |
2.062 |
18º |
RENAULT DUSTER |
1.568 |
62,57% |
2.506 |
19º |
FIAT PULSE |
1.327 |
30,17% |
4.398 |
20º |
NISSAN KICKS |
1.003 |
28,26% |
3.549 |
21º |
HYUNDAI HB20S |
965 |
60,35% |
1.599 |
22º |
RENAULT LOGAN |
772 |
92,57% |
834 |
23º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
692 |
96,51% |
717 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
671 |
19,97% |
3.360 |
25º |
RENAULT SANDERO |
554 |
71,30% |
777 |
26º |
CITROËN C3 |
530 |
33,04% |
1.604 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
487 |
8,72% |
5.586 |
28º |
CAOA CHERY ICAR |
477 |
80,03% |
596 |
29º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
474 |
16,57% |
2.861 |
30º |
TOYOTA YARIS HATCH |
465 |
19,86% |
2.341 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
374 |
27,50% |
1.360 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
364 |
46,67% |
780 |
33º |
VW NIVUS |
306 |
10,10% |
3.029 |
34º |
HYUNDAI IONIQ |
238 |
100,00% |
238 |
35º |
AUDI Q5 |
235 |
97,51% |
241 |
36º |
FIAT FASTBACK |
232 |
53,70% |
432 |
37º |
VOLVO XC60 |
216 |
100,00% |
216 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
215 |
26,12% |
823 |
39º |
PEUGEOT 2008 |
211 |
92,95% |
227 |
40º |
HONDA HR-V |
208 |
7,04% |
2.956 |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
176 |
41,31% |
426 |
42º |
VW TAOS |
174 |
12,24% |
1.421 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
167 |
10,48% |
1.593 |
44º |
HONDA CITY |
160 |
9,18% |
1.742 |
45º |
VOLVO XC40 |
144 |
99,31% |
145 |
46º |
AUDI E-TRON |
138 |
95,17% |
145 |
47º |
VW VIRTUS |
99 |
31,63% |
313 |
48º |
KIA NIRO |
94 |
64,38% |
146 |
49º |
PEUGEOT 3008 |
89 |
80,91% |
110 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
87 |
12,85% |
677 |
Novamente campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (6.558) assegurou mais de 2 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen Saveiro (4.456), esta última com quase 97% de dependência das vendas diretas. Com boa folga sobre a Chevrolet S10 (2.042), a Fiat Toro (2.944) se manteve no pódio. Assim como em agosto, todas as três picapes da Ram garantiram presença no top 20 com pelo menos 94% de seus registros.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
6.558 |
66,19% |
9.908 |
2º |
VW SAVEIRO |
4.456 |
96,70% |
4.608 |
3º |
FIAT TORO |
2.944 |
67,91% |
4.335 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.042 |
84,80% |
2.408 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.416 |
74,41% |
1.903 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.343 |
81,84% |
1.641 |
7º |
TOYOTA HILUX |
1.195 |
28,71% |
4.163 |
8º |
RENAULT MASTER |
920 |
77,51% |
1.187 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
746 |
52,20% |
1.429 |
10º |
FORD RANGER |
666 |
50,15% |
1.328 |
11º |
RAM 3500 |
425 |
96,37% |
441 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
345 |
51,19% |
674 |
13º |
FIAT SCUDO |
259 |
100,00% |
259 |
14º |
PEUGEOT PARTNER |
182 |
83,49% |
218 |
15º |
FORD TRANSIT |
161 |
56,69% |
284 |
16º |
RAM 1500 |
140 |
94,59% |
148 |
17º |
VW AMAROK |
90 |
14,49% |
621 |
18º |
RAM 2500 |
89 |
100,00% |
89 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
75 |
25,17% |
298 |
20º |
CITROËN JUMPY |
67 |
26,27% |
255 |
21º |
VW / MAN EXPRESS |
57 |
32,02% |
178 |
22º |
FORD MAVERICK |
26 |
47,27% |
55 |
23º |
JEEP GLADIATOR |
19 |
54,29% |
35 |
24º |
FIAT DUCATO |
12 |
40,00% |
30 |
25º |
HYUNDAI HR |
2 |
11,11% |
18 |
26º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
40,00% |
5 |
27º |
RENAULT KANGOO |
2 |
100,00% |
2 |
28º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
29º |
BYD T3 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história