A Chevrolet acaba de anunciar na Argentina a chegada ao mercado das primeiras unidades do Tracker produzidas localmente. A operação foi iniciada em agosto e acontece na fábrica de Santa Fé, ao lado dos médios Cruze e Cruze Sport6. Desde então, explica a General Motors, já foram montados aproximadamente 5.000 exemplares - destinados tanto ao mercado doméstico quanto países da região como Colômbia e Brasil
A produção do Tracker em solo argentino é fruto do chamado Projeto A.V.A., pensado desde o início para um veículo de "alto valor agregado". Para a nacionalização do SUV, a General Motors investiu cerca de US$ 300 milhões em expansão (incluindo novas linhas de produção em carroceria, montagem e pintura), além de mais de US$ 200 milhões na cadeia de autopeças.
Com o investimento, a capacidade de produção da Chevrolet no país saltou de 80.000 para 115.000 unidades por ano. Aproximadamente 80% do volume produzido terão como destino mercados de exportação, especialmente o brasileiro. A produção por aqui, vale lembrar, segue sem mudanças na fábrica de São Caetano do Sul (SP). As unidades produzidas em Santa Fé chegarão por aqui apenas como complemento, de modo a ajudar a suprir a demanda nacional pelo SUV.
Para o mercado argentino, em particular, o Tracker é vendido apenas com motor 1.2 turbo de 132 cv e 19,4 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades, sempre com tração dianteira. Para o Brasil, há também opção de motor 1.0 turbo de 116 cv e até 16,8 kgfm. A transmissão em todas as versões do nosso mercado é sempre automática.
Em nota, a GM explica os motivos pelo qual importa o Tracker da Argentina, mesmo com o carro sendo produzido em São Caetano do Sul (SP):
“A GM informa que realiza importantes investimentos em suas operações na América do Sul para o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e serviços, no intuito de continuar oferecendo um portfólio de produtos conectados com as tendências globais de mercado e necessidades do consumidor local. Além disso, a empresa segue trabalhando para fortalecer sua estratégia de produção e exportação de produtos, tornando-a mais flexível e dinâmica. Em função do sucesso comercial e da crescente demanda do Chevrolet Tracker na América do Sul, a empresa decidiu ampliar a capacidade produtiva do SUV na região. Com isso, desde o fim de julho, o modelo vem sendo feito também na fábrica de Rosário, na Argentina, em adição ao complexo de São Caetano do Sul, no Brasil”
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