Para quem estava há meses aguardando o renascimento da Honda Hornet, a espera acabou. Durante o Intermot 2022, maior evento de motocicletas da Alemanha, a Honda revelou a nova CB 750 Hornet 2023. Não é mais um conceito e deve começar a chegar nas concessionárias europeias nos próximos meses.
Depois de ter despertado nosso interesse com os esboços de design, sem mencionar a recente revelação do novo propulsor de dois cilindros, a versão de produção da nova Honda CB 750 Hornet finalmente apareceu ao vivo e o icônico nome deve continuar tentando atrair novos clientes de esportivas de média cilindrada.
Vamos começar com o motor. É um bicilíndrico paralelo de 8 válvulas. Ele tem uma arquitetura totalmente nova, refrigerada a líquido, com 755 cm³ de capacidade, mancais que separam os ciclos de combustão em 270 graus e comando único de válvulas. O diâmetro dos cilindros é de 87mm e o curso é de 63,5mm.
Este novo propulsor é capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Com isso, a Honda declara que a nova CB 750 Hornet 2023 tem velocidade máxima de 205 km por hora. A nova geração da esportiva está utilizando um câmbio de 6 velocidades. A embreagem tem acionamento assistido e é do tipo deslizante.
Esse motor se encaixa perfeitamente dentro de um novo design de chassi de aço do tipo diamante. A Honda afirma que o quadro da moto pesa apenas 16,6 kg. Uma Honda CB 650R, que é menor, tem um chassi mais pesado com 18,5 kg. A suspensão utiliza um garfo Showa SFF-BP invertido com 41mm de diâmetro nos turbos e 130mm de curso.
Na traseira, há um amortecedor monochoque e um braço oscilante do tipo Pro-Link que oferece 150 mm de curso. A frenagem é duas pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente na frente, com discos de freio de 296 mm de diâmetro. Uma de pistão único com disco de 240 mm. A nova Honda CB750 Hornet 2023 também vem com ABS de dois canais e rodas de alumínio fundido de 17 polegadas. O peso em ordem de marcha da nova Honda CB 750 Hornet 2023 é de 190 kg. A distância entre eixos é de 1.420 mm e a altura do assento é de 795 mm.
Outras características incluem o sistema patenteado Vortex Flow Duct da Honda, projetado para canalizar o ar mais eficientemente para dentro da caixa de ar, otimizando a mistura ar/combustível. Os cilindros possuem um revestimento de carboneto de níquel-silício, que a Honda já utilizou anteriormente na CBR 1000 RR-R Fireblade, bem como na CRF 450R.
E quanto à eletrônica? A Honda CB 750 Hornet 2023 tem acelerador eletrônico, o que torna possível oferecer quatro modos diferentes de condução: Standard, Sport, Rain, e User, variando a entrega de potências do motor, freio motor, controle de tração e do controle que evita empinadas não desejadas.
O painel de instrumentos tem tela TFT de 5 polegadas traz até indicador para mudança de marcha (shift light). Além disso, o sistema Honda Smartphone Voice Control é compatível tanto com dispositivos Android quanto iOS, prometendo conexão via bluetooth com smartphone. A tecnologia já está disponível no Brasil na CB 1000R.
A Honda CB 750 Hornet 2023 virá em quatro opções de cores para o mercado europeu. Tanto Pearl Glare White como Graphite Black vêm com uma moldura Metallic Red Flame e garfos vermelhos anodizados. As outras duas opções de cores são o Cinza Iridium Metálico Matte e o Amarelo Goldfinch Mat.
Atualmente, a Honda Motor Europe só revelou o Hornet CB 750 para o mercado europeu. O preço e a disponibilidade variam de acordo com a região. Segundo a Honda do Reino Unido, o preço anunciado da moto parte de 6.999 libras esterlinas, o que corresponde a aproximadamente R$ 41.616.
Fonte: Honda Motor Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos