Com a chegada do Megane E-Tech, a Renault passa a ter um hatchback médio totalmente elétrico para conquistar a Europa e mais alguns mercados - o carro virá ao Brasil no ano que vem. A fabricante francesa ainda vende o Megane com motor a combustão, somente na versão RS, mas agora um executivo da marca revela que o esportivo chegará ao fim em 2023.

O site australiano Drive conversou com Glen Sealey, gerente geral da Renault Australia, que revelou à publicação que o Megane RS dará seu adeus no final de 2023, pois a demanda por esportivos neste segmento está diminuindo. Sealey não confirmou especificamente que o hatch sairá de linha em todos os mercados, mas sua declaração sugere que é o fim do carro.

Galeria: Renault Megane RS Trophy-R 2020

“O Megane RS acaba no ano que vem. Eu ainda não tenho a data do fim da produção, mas do ponto de vista de fabricação, ele não continuará após o fim do próximo ano. A demanda por um hot hatch na Europa está diminuindo. Isto pode ser substituído por um carro elétrico. Então faz sentido fazer esta troca", disse Sealey.

Lendo nas entrelinhas, a Renault está trabalhando em uma versão mais rápida do Megane E-Tech, para que entregue uma potência e performance similar ao Megane RS. Atualmente, o Megane elétirco mais potente tem 218 cv e 30,6 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. O Megane RS, na versão Trophy-R, utiliza um motor 1.8 turbo de 300 cv e 42,8 kgfm, então há uma grande lacuna no desempenho.

O futuro do hot hatch com motor a combustão parece incerto. Na Austrália, a Renault já lançou uma edição limitada para encerrar a carreira do esportivo e o mesmo deve acontecer na Europa. Um bom indicativo que o Megane RS realmente dará adeus é o fato de que a Renault acabou com sua divisão esportiva Renault Sport (RS), substituída pela Alpine, então o nome já precisa ser aposentado.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com