A Volvo anunciou em julho do ano passado que mudaria toda a estratégia adotada para batizar seus veículos, trocando as tradicionais combinações alfanuméricas por nomes próprios. A ideia foi sugerida pelo então CEO, Hakan Samuelsson, que chegou até mesmo a dar dicas sobre os novos batismos que seriam escolhidos. Agora, porém, os planos mudaram e a marca esclarece que voltou atrás no projeto.
A decisão foi tomada pelo sucessor de Samuelsson, Jim Rowan, que assumiu o comando da Volvo desde março. O chefão descartou a mudança que seria implantada na próxima geração do XC90 e decidiu manter a nomenclatura baseada em códigos não só no SUV como em todos os próximos lançamentos. "Mais compreensível para os consumidores", foi a justificativa.
"Diferentes opções são continuamente revisadas quando se trata da introdução de novos modelos e muitas considerações precisam ser avaliadas, principalmente a familiaridade com a marca", disse ele. “Revisamos todos os fatores associados e, finalmente, o EX90 marca uma nova iteração em nossa nomenclatura atual e reflete nossa transição para uma linha totalmente elétrica até 2030”, completou.
Como dito, o modelo passará a se chamar EX90 e se tornará puramente elétrico. Até então, os planos eram outros: o SUV se chamaria Embla e marcaria a estreia da nova estratégia. O nome chegou até mesmo a ser registrado pela marca e quer dizer, na mitologia nórdica, "a primeira mulher". Significado bastante condizente com o carro, já que será o primeiro veículo elétrico totalmente dedicado da empresa.
Novo Volvo EXC90 - Projeção
Seja como EX90 ou Embla, o sucessor elétrico do XC90 vem sendo bastante aguardado. Como será um EV do tipo dedicado, já nascerá inteiramente pensado para eletrificação e, nesse sentido, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo elétrico. Abrirá caminho para uma série de outros EVs do tipo, que também devem adotar a letra E no nome. Provavelmente teremos EX60 e EX40 no lugar dos atuais XC60 e XC40.
A Volvo caminha para se tornar uma marca puramente elétrica e espera alcançar o objetivo em 2030.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volvo promete lançar 10 modelos novos ou reestilizados até 2026