A Ducati introduziu a Multistrada V4 e sua variante S em novembro de 2020. Menos de um ano depois, em outubro de 2021, a empresa lançou a série especial Pikes Peak da moto. Agora, a marca italiana continua apresentando mais variações para a sua aventureira com credenciais esportivas.
A Ducati acaba de apresentar a versão Rally para a Multistrada V4 2023. A Ducati espera que a novidade impacte os fãs do motociclismo de aventura. Assim como as demais configurações, a Rally ainda é usa o propulsor Granturismo V4 da Ducati, de 1.158 cm³. No entanto, o foco é praticidade, não esportividade. Assim, o propulsor entrega 170 cv de potência a 10.500 rpm e 12,7 kgfm de torque a 8.750 rpm.
A Multistrada V4 Rally também se beneficia da mesma suspensão semi-ativa encontrada nas variantes S e Pikes Peak, mas a Ducati deu à nova versão um curso da suspensão para 200 mm nas duas rodas. Com isso, precisou recalibrar a suspensão Skyhook DSS EVO e acrescentou mais um modo de condução, chamado de Enduro, para enfrentar desafios maiores. Um conjunto de rodas raiadas e proteções reforçadas do motor também ajudam a nova configuração a ter melhor desempenho off-road.
Outra grande novidade - literalmente - é o tanque de combustível de 30 litros para aumentar a autonomia entre abastecimentos. A moto tem pedaleiras maiores com peças de borracha que podem ser removidas para dar maior atrito, enquanto uma função de nivelamento automático ajuda na estabilidade mesmo quando a moto estiver carregada, com garupa ou ambos.
O recurso de nivelamento ainda tem uma função que faz com que a suspensão traseira abaixe ao se parar a moto em um farol, por exemplo. E o sistema Easy Lift, que comprime a suspensão, ainda permite tirá-la do descanso lateral fazendo menos esforço. Para o conforto na estrada, a moto recebeu um para-brisa mais largo e mais alto.
Os engenheiros também não se esqueceram do garupa que acompanhará o condutor nas aventuras. Uma seção traseira alongada agora estende o espaço disponível para assento do passageiro, mesmo com os alforjes laterais montado. As peças adicionais de borracha para as pedaleiras do garupa também são maiores para reduzir vibrações.
Por último, mas não menos importante, a Ducati atualizou o sistema de desativação dos cilindros traseiros para melhorar o consumo e atender às rigorosas normas de emissões europeias. Enquanto todos os modelos Multistrada V4 desligam dois cilindros em marcha lenta, a Rally os mantêm fechados até que a moto comece a embalar novamente. A Ducati informa que o sistema está ativo em todos os modos de pilotagem da moto.
A nova Ducati Multistrada V4 Rally 2023 será oferecida com as pinturas Ducati Red ou Alumínio Escovado/Preto fosco. A expectativa é de que, para os mercados internacionais, a novidade deva começar a desembarcar as lojas em maio do ano que vem. O preço inicial anunciado foi de US$ 31.495 (R$ 169 mil).
Fonte: Ducati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ducati está trabalhando em nova moto esportiva mais barata com motor V2
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Ducati confirma Desert X para o Brasil e preço encosta nos R$ 100 mil
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Depois da Scrambler, Ducati também montará a Multistrada V2 na Argentina
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Nova Ducati Panigale V4S 2023 chega ao Brasil custando mais que VW T-Cross