Sem registrar crescimento nas vendas de veículos novos desde março, a Alemanha finalmente apresentou números positivos. De acordo com os números oficiais divulgados pela KBA, entidade que representa os revendedores do maior mercado europeu, foram comercializadas em agosto 199.183 unidades, 3% a mais do que há um ano.
O acumulado (1.643.069), no entanto, ainda é negativo em quase 10%. Com a VW (38.049) no topo entre as montadoras e a vice-líder Mercedes-Benz (18.300) registrando a maior evolução do top 10 (+31%), o destaque coube à Dacia (5.627) e seu crescimento superior a 76%. A marca romena, aliás, vendeu mais do que a Renault (3.976), esta última perdendo quase metade dos seus compradores.
POS. |
MARCA |
AGO.2022 |
% MERCADO 2022 |
AGO.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
38.049 |
19,1% |
36.223 |
18,7% |
5,0% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.300 |
9,2% |
13.945 |
7,2% |
31,2% |
3º |
AUDI |
17.499 |
8,8% |
14.375 |
7,4% |
21,7% |
4º |
BMW |
15.931 |
8,0% |
16.137 |
8,3% |
-1,3% |
5º |
SKODA |
11.634 |
5,8% |
9.618 |
5,0% |
21,0% |
6º |
OPEL |
10.562 |
5,3% |
10.245 |
5,3% |
3,1% |
7º |
FORD |
10.232 |
5,1% |
9.091 |
4,7% |
12,6% |
8º |
HYUNDAI |
9.307 |
4,7% |
10.079 |
5,2% |
-7,7% |
9º |
SEAT |
7.753 |
3,9% |
8.872 |
4,6% |
-12,6% |
10º |
KIA |
5.963 |
3,0% |
6.046 |
3,1% |
-1,4% |
11º |
TOYOTA |
5.871 |
2,9% |
7.114 |
3,7% |
-17,5% |
12º |
DACIA |
5.627 |
2,8% |
3.195 |
1,7% |
76,1% |
13º |
TESLA |
5.291 |
2,7% |
3.810 |
2,0% |
38,9% |
14º |
FIAT |
4.986 |
2,5% |
6.872 |
3,6% |
-27,4% |
15º |
RENAULT |
3.976 |
2,0% |
7.642 |
4,0% |
-48,0% |
16º |
PEUGEOT |
3.699 |
1,9% |
2.921 |
1,5% |
26,6% |
17º |
MINI |
3.303 |
1,7% |
2.375 |
1,2% |
39,1% |
18º |
CITROËN |
3.247 |
1,6% |
2.925 |
1,5% |
11,0% |
19º |
MAZDA |
2.511 |
1,3% |
3.776 |
2,0% |
-33,5% |
20º |
PORSCHE |
1.894 |
1,0% |
1.281 |
0,7% |
47,9% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
199.183 |
100,0% |
193.307 |
100,0% |
3,0% |
|
ACUMULADO |
1.643.069 |
100,0% |
1.820.589 |
100,0% |
-9,8% |
Volkswagen T-Roc Cabriolet 2022
Líder entre os modelos desde janeiro, o VW Golf (6.066) – único entre os dez primeiros a recuar nos últimos doze meses (-20%) – perdeu a posição de honra para o VW T-Roc (6.490). Esta foi apenas a 2ª vez na história em que o SUV foi o preferido no país (a outra foi em outubro passado). Com o Tiguan (4.408) em 3º, a VW dominou o pódio.
Em sua melhor posição por lá, o Tesla Model Y (4.216) superou o Opel Corsa (4.125) para assegurar o 4º lugar. Com 2.606 unidades, o VW Polo ficou atrás do Classe C (2.747) na briga pela 13ª colocação. Principal rival do Mercedes, o BMW Série 3 (2.473) perdeu mais de 1/3 de seus compradores. Ainda longe de corresponder às expectativas da marca, o elétrico VW ID.3 (1.489) recuou mais de 60% e foi apenas o 42º colocado.
POS. |
MODELO |
AGO.2022 |
% MERCADO 2022 |
AGO.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-ROC |
6.490 |
3,3% |
4.169 |
2,2% |
55,7% |
2º |
VW GOLF |
6.066 |
3,0% |
7.554 |
3,9% |
-19,7% |
3º |
VW TIGUAN |
4.408 |
2,2% |
2.925 |
1,5% |
50,7% |
4º |
TESLA MODEL Y |
4.216 |
2,1% |
864 |
0,4% |
388,0% |
5º |
OPEL CORSA |
4.125 |
2,1% |
2.030 |
1,1% |
103,2% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.933 |
2,0% |
2.255 |
1,2% |
74,4% |
7º |
FORD KUGA |
3.358 |
1,7% |
2.122 |
1,1% |
58,2% |
8º |
FIAT 500 |
3.353 |
1,7% |
3.293 |
1,7% |
1,8% |
9º |
MINI |
3.303 |
1,7% |
2.375 |
1,2% |
39,1% |
10º |
AUDI Q3 |
3.136 |
1,6% |
2.417 |
1,3% |
29,7% |
11º |
AUDI A3 |
2.818 |
1,4% |
1.851 |
1,0% |
52,2% |
12º |
VW PASSAT |
2.753 |
1,4% |
2.238 |
1,2% |
23,0% |
13º |
MERCEDES CLASSE C |
2.747 |
1,4% |
1.197 |
0,6% |
129,5% |
14º |
VW POLO |
2.606 |
1,3% |
2.539 |
1,3% |
2,6% |
15º |
TOYOTA YARIS |
2.529 |
1,3% |
2.105 |
1,1% |
20,1% |
16º |
BMW SÉRIE 3 |
2.473 |
1,2% |
3.791 |
2,0% |
-34,8% |
17º |
VW TRANSPORTER |
2.441 |
1,2% |
1.790 |
0,9% |
36,4% |
18º |
BMW X3 |
2.365 |
1,2% |
2.061 |
1,1% |
14,8% |
19º |
AUDI Q5 |
2.303 |
1,2% |
1.975 |
1,0% |
16,6% |
20º |
OPEL MOKKA |
2.039 |
1,0% |
1.992 |
1,0% |
2,4% |
21º |
AUDI A6 |
1.952 |
1,0% |
1.820 |
0,9% |
7,3% |
22º |
VW TAIGO |
1.945 |
1,0% |
0 |
- |
- |
23º |
MERCEDES CLASSE E |
1.871 |
0,9% |
1.056 |
0,5% |
77,2% |
24º |
VW T-CROSS |
1.860 |
0,9% |
2.384 |
1,2% |
-22,0% |
25º |
HYUNDAI TUCSON |
1.829 |
0,9% |
1.417 |
0,7% |
29,1% |
26º |
MERCEDES CLASSE V |
1.821 |
0,9% |
1.106 |
0,6% |
64,6% |
27º |
SKODA FABIA |
1.801 |
0,9% |
1.334 |
0,7% |
35,0% |
28º |
AUDI A4 |
1.768 |
0,9% |
1.343 |
0,7% |
31,6% |
29º |
BMW SÉRIE 5 |
1.758 |
0,9% |
1.552 |
0,8% |
13,3% |
30º |
SEAT LEON |
1.754 |
0,9% |
2.906 |
1,5% |
-39,6% |
31º |
FORD FOCUS |
1.732 |
0,9% |
1.163 |
0,6% |
48,9% |
32º |
MERCEDES CLA |
1.725 |
0,9% |
1.055 |
0,5% |
63,5% |
33º |
VW UP |
1.706 |
0,9% |
3.767 |
1,9% |
-54,7% |
34º |
MERCEDES CLASSE A |
1.687 |
0,8% |
1.539 |
0,8% |
9,6% |
35º |
VW ID.4 |
1.601 |
0,8% |
1.278 |
0,7% |
25,3% |
36º |
KIA CEED |
1.576 |
0,8% |
2.210 |
1,1% |
-28,7% |
37º |
DACIA DUSTER |
1.561 |
0,8% |
1.239 |
0,6% |
26,0% |
38º |
KIA SPORTAGE |
1.548 |
0,8% |
622 |
0,3% |
148,9% |
39º |
HYUNDAI I10 |
1.529 |
0,8% |
1.569 |
0,8% |
-2,5% |
40º |
HYUNDAI KONA |
1.517 |
0,8% |
2.743 |
1,4% |
-44,7% |
41º |
SEAT FORMENTOR |
1.491 |
0,7% |
2.063 |
1,1% |
-27,7% |
42º |
VW ID.3 |
1.489 |
0,7% |
3.750 |
1,9% |
-60,3% |
43º |
BMW X5 |
1.471 |
0,7% |
682 |
0,4% |
115,7% |
44º |
DACIA SPRING |
1.447 |
0,7% |
173 |
0,1% |
736,4% |
45º |
CITROËN JUMPER |
1.418 |
0,7% |
1.337 |
0,7% |
6,1% |
46º |
SKODA KAROQ |
1.399 |
0,7% |
1.156 |
0,6% |
21,0% |
47º |
SEAT ATECA |
1.383 |
0,7% |
843 |
0,4% |
64,1% |
48º |
DACIA SANDERO |
1.371 |
0,7% |
1.412 |
0,7% |
-2,9% |
49º |
VW CADDY |
1.352 |
0,7% |
1.234 |
0,6% |
9,6% |
50º |
AUDI Q4 |
1.332 |
0,7% |
344 |
0,2% |
287,2% |
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados