page ad skin

Nova BMW S 1000 RR 2023 chega aos 210 cv e recebe asas para não voar

Moto esportiva fica mais potente e melhor para pilotar rápido nas pistas

2023 BMW S 1000 RR - M Tricolor - Lado direito - Pista
08:06

A BMW Motorrad revelou a linha 2023 da S 1000 RR. As alterações se concentraram principalmente em melhorar a experiência de pilotagem. A primeira e mais óbvia coisa a se notar são as asas na carenagem frontal. Com a BMW, a forma é importante, mas nunca vem antes da função, e esse é certamente o caso aqui.

Dependendo de sua velocidade, estas asas podem criar um máximo 10 kg de pressão aerodinâmica na carenagem dianteira, ajudando ainda mais na manutenção de atrito nos pneus durante a aceleração. Isso, por sua vez, significa que o controle de tração não tem que funcionar tão intensamente e os motociclistas, mesmo com menos experiência, devem ser capazes de manter um ritmo mais consistente e rápido na pista. 

Galeria: BMW S 1000 RR 2023

Falando do Controle Dinâmico de Tração da BMW, ele agora oferece uma nova função de controle de deslizamento que faz uso de um sensor de ângulo de direção. Os motociclistas podem escolher entre dois ângulos de direção predefinidos a fim de regular como a moto irá reagir ao acelerar nas saídas de curvas. Há também uma nova função de Brake Slide Assist no sistema ABS Pro da BMW nesta moto, que atua nos freios. 

Para 2023, a BMW S 1000 RR recebeu um motor de quatro cilindros em linha revisado. No entanto, a potência irá variar de acordo com o mercado. No EUA, por exemplo, a potência permanece de 205 cv a 13.000 rpm, bem como continua oferecendo um torque máximo de 11,4 kgfm 11.000 rpm. São os mesmo números da linha 2022. 

2023 BMW S 1000 RR - Asas aerodinâmicas

No resto do mundo, a BMW S 1000 RR 2023 também recebe um motor revisado de quatro cilindros em linha, mas a potência passa a 210 cv a 13.750 rpm e o torque chega a 11,5 kgfm a 11.000 rpm. Portanto, quem estiver fora do mercado norte-americano receberá uma moto ligeiramente mais potente.

Outras atualizações incluem revisões de chassis, com mais flexibilidade no projeto "Flex Frame" da BMW, bem como alterações na geometria do chassis. O cabeçote recebe nova geometria na admissão, inspirada pelo motor da versão M RR. No entanto, os dutos de admissão são fundidos. A RR também se beneficia de um projeto melhorado da caixa de ar, apresentando dutos variáveis.  

2023 BMW S 1000 RR - M Tricolor - Visão frontal em ângulo esquerdo - Na pista

Um para-brisa alto agora vem de série, assim como uma bateria da divisão M da BMW que é mais leve. O suporte de placa passa a ser mais curto e a rabeta foi redesenhada para oferecer um visual mais agressivo. Aqueles que levam a S 1000 RR para a pista ficarão felizes em saber que a roda traseira agora é mais fácil de remover, graças a uma instalação revisada, além de novas pastilhas de freio.  

As cores disponíveis para a BMW S 1000 RR 2023 incluem: Blackstorm Metallic, Style Passion in Racing Red Non-Metallic e Light White Non-Metallic/BMW M tricolor. Os preços e a disponibilidade variam de acordo com a região, mas nos EUA, o valor inicial é de US$ 17.895 (R$ 96.663). Espera-se que ela chegue às lojas norte-americanas em janeiro de 2023.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com