Apesar de toda expectativa criada pelos fãs de off-road, o Jeep Wrangler equipado com motorização turbodiesel não deverá chegar ao Brasil. Prova disso vem dos Estados Unidos, onde a própria marca confirma que descontinuará a motorização no catálogo do utilitário a partir de 2023. Até mesmo uma edição especial será lançada para marcar a despedida do propulsor 3.0 EcoDiesel.
Batizada de Wrangler FarOut, a série conta com diversos elementos exclusivos no visual, incluindo emblemas especiais "3.0 Diesel" em alusão à motorização. Há ainda rodas de 17 polegadas com desenho próprio, grade frontal com pintura contrastante, detalhes coloridos nos para-choques, bancos com revestimento próprio, tapetes especiais, iluminação em LED e diversos recursos de assistência à condução.
Galeria: Jeep Wrangler EcoDiesel 2020
O Wrangler EcoDiesel estreou na linha 2020 com motor 3.0 V6 de 264 cv de potência e 61,1 kgfm de força, sendo na época a versão com mais torque da gama e capaz de alcançar números satisfatórios de consumo. A Jeep não justificou a retirada da motorização, mas é certo que a medida tem relação direta com a chegada das versões Wrangler Rubicon 392 e o Rubicon 4xe.
A primeira tem motor 6.4 V8 HEMI com 481 cv a 6.000 rpm e 64,9 kgfm de torque a partir de 4.300 rpm (números bem superiores ao EcoDiesel), enquanto a segunda é híbrida e entrega média de consumo de até 20,8 km/l (ou seja, bem mais eficiente que o diesel). Na prática, o Wrangler a óleo acabou perdendo as vantagens que tinha dentro da linha e deixou de ser competitivo.
O Wrangler EcoDiesel FarOut Edition, de despedida, está disponível para pedidos nos Estados Unidos até novembro, com entregas até final do ano. A linha Wrangler seguirá com motores 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.6 V6 Pentastar, além dos citados 392 e 4xe. Para os fãs do diesel, a motorização 3.0 V6 EcoDiesel continuará sendo ofertada na picape Gladiator (vendida no Brasil apenas com motor a gasolina).