Poucos meses depois de renovar a Silverado 1500, a Chevrolet anuncia nos Estados Unidos o lançamento do facelift para a variante Silverado HD (versão maior e mais robusta da gama). As novidades fazem parte da linha 2024 da picape e incluem atualizações no visual e reformulação completa do interior. De quebra, a marca aproveitou para adicionar novas tecnologias e equipar o modelo com mais recursos de segurança.
Na dianteira, a Silverado HD 2024 adota grade formada por filetes horizontais cromados com a tradicional gravada dourada em destaque. A marca mexeu também no desenho dos faróis e adicionou nova assinatura luminosa, com LEDs diurnos reposicionados. Há ainda para-choque remodelado com ganhos incorporados e rodas redesenhadas de acordo com cada versão.
A Chevrolet mexeu também na paleta de cores e adicionou 6 novas opções ao portfólio: Sterling Gray, Dark Ash, Radiant Red, Auburn Metallic, Lakeshore Blue Metallic e Meteorite Metallic. Na traseira, a tampa da caçamba com abertura Multi-Flex de 6 posições continua como opcional.
Na gama de versões, a novidade fica por conta das configurações ZR2 (pegada off-road) e High Country Midnight Edition (detalhes exteriores escurecidos e rodas pretas de 20 polegadas).
Por sua vez, o interior foi completamente reformulado. O painel ganhou novo design e agora está levemente inclinado para o lado do motorista (bem ao estilo das picapes quadradas das décadas de 1970 e 1980). Há também materiais de melhor qualidade no acabamento (madeira, aço escovado e couro) e novos recursos tecnológicos como quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas. A central multimídia também é nova, agora mais horizontalizada e com 13,4 polegadas.
Entre os equipamentos, destaque para controle de cruzeiro adaptativo para reboque (recurso bastante útil levando em conta a proposta do veículo). De acordo com a Chevrolet, o sistema foi projetado para contabilizar a massa extra do trailer atrelado e manter distância segura dos veículos na frente. Além disso, a atual tecnologia Transparent Trailer foi ampliada para funcionar com trailers de engate tipo “gooseneck” (pescoço de ganso). A marca diz ainda que o alerta Trailer Blind Zone agora cobre uma área maior.
Há também head-up display e, para motoristas adeptos de experiência analógica, a Chevrolet afirma que manteve botões físicos para controlar funções de uso comum. O pacote de equipamentos inclui também carregador por indução para celulares, sistema de som premium Bose, monitoramento de pontos cegos, câmeras com 14 visualizações diferentes, alerta de colisão dianteira com frenagem automática e auxílio de permanência em faixa.
Sob o capô, são oferecidos motores 6.6 V8 a gasolina e 6.6 V8 Duramax turbodiesel, sempre associados ao câmbio automático de 10 marchas da Allison. O primeiro entrega 407 cv de potência e 64 kgfm de torque, enquanto o segundo desenvolve 477 cv e 134,6 kgfm de força (ganho de 25 cv e 9 kgfm). Dados de fábrica indicam capacidade de reboque de 10.206 kg na versão 2500 HD turbodiesel e até 16.329 kg na variante 3500 HD com rodado duplo na traseira.
As vendas no mercado norte-americano serão iniciadas em 2023. No Brasil, a Silverado HD não tem previsão de lançamento. No entanto, a Silverado 1500 está confirmada e deverá estrear por aqui no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Chevrolet Silverado tem unidades 2023 em oferta com R$ 45.000 de desconto
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000