Você já leu aqui no Motor1.com que a nova geração da Chevrolet Montana será apresentada oficialmente em janeiro do ano que vem. Já fizemos diversos flagras da picape renovada e até já tivemos um primeiro contato para comprovar que ela terá um porte para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch, mas com maior foco no usuário urbano.
No entanto, a Chevrolet acabou de divulgar mais um vídeo de teaser antecipando alguns detalhes extras da nova geração da Montana. A picape agora teve reveladas as primeiras imagens oficiais de elementos de sua cabine, adiantando que o modelo repaginado poderá trazer uma cabine mais inspirada e bem acabada que o Tracker, SUV com o qual compartilhará a plataforma.
O vídeo mostra alguns esquetes do painel, revelando que a nova Montana terá um tema com divisão clara entre as posições do motorista e do passageiro. Mais adiante nas imagens, são mostrados trechos dos trabalhadores da Chevrolet testando padrões de couro para o painel, além de opções de tecido e couro para os novos bancos. Ambos serão diferentes das peças vistas no Tracker.
Da mesma forma, os trabalhadores moldando os novos painéis de porta da Chevrolet Montana em argila revelam um desenho exclusivo. Também foi dado um grande foco na central multimídia, que terá grandes proporções e orientação horizontal. No entanto, fica claro que a tela não ocupará todo o espaço possível para a peça, mostrando acabamentos largos nos entornos, onde os dois únicos botões físicos ficam quase "perdidos" com espaço de sobra.
Novamente foi mostrado um painel de instrumentos simples e analógico, com um computador de bordo com tela de LCD não muito diferente do visto no Tracker. Ainda assim, fontes ouvidas pelo Motor1.com ainda afirmam que a nova geração da Chevrolet Montana ainda deverá oferecer painel de instrumentos digital em algumas configurações.
Mesmo tendo como principal rival a Fiat Toro, a nova geração da Chevrolet Montana deverá focar no uso urbano. Tanto que, no comunicado oficial, a marca o comparou mais com um SUV do que com uma picape propriamente dita.
Alexandre Ameri, gerente de Design da GM América do Sul, disse que "é no interior do veículo que as pessoas estabelecem um vínculo sensorial mais intimista com um automóvel. E no caso da Nova Montana a sensação é que você está a bordo de um verdadeiro SUV, começando pelos bancos confortáveis, que te colocam numa posição mais elevada de guiar. Outros elementos reforçam essa percepção são o ambiente mais aconchegante além do conforto acústico e dinâmico da primeira picape médio-compacta da marca”.
“Na Nova Montana, cada peça foi avaliada individualmente e traz uma riqueza de detalhes que vai desde a seleção da matéria-prima até a combinação de cores e texturas. Ao todo, são mais de mais 50 padrões de acabamento, que variam conforme a função e aplicação do componente. Observamos inclusive como o conjunto reage a diferentes condições de luminosidade” - Alexandre Ameri
Utilizando a plataforma GEM, como o Tracker, a nova geração da Chevrolet Montana deverá ser efetivamente um "SUV com caçamba". Entre esboços e imagens do carro camuflados, podemos dizer que o visual da picape terá o conjunto óptico dividido em dois níveis, com um filete de LED com dois dentes na parte superior e um farol maior na parte inferior. O resultado deverá ser similar ao do Chevrolet Seeker apresentado na China.
O desenho geral da nova Montana também parece bem acertado. As linhas são bem harmoniosas, com destaque para o que seria a coluna C, com desenho inclinado. Além da questão estética, também tem função aerodinâmica para reduzir a turbulência gerada na caçamba quando se dirige em velocidades mais elevadas.
Duas coisas chamaram muito a atenção no primeiro contato. Os tamanhos do entre-eixos (que não foi revelado) e da cabine. Visualmente fica claro que a Chevrolet focou em criar uma cabine ampla para acomodar bem, principalmente, os ocupantes dos bancos traseiros. O desenho da coluna C, inclinado, esconde um pouco toda essa extensão.
De acordo com a Chevrolet, a nova Montana terá os "melhores arrasto e coeficiente aerodinâmico que qualquer outra picape". O time de engenharia também destacou que terá "resistência estrutural de picape e conforto de carro de passeio". Como utiliza a plataforma GEM, seu cofre de motor foi projetado para acomodar os motores 3 cilindros, mais compactos, e assim deixar mais espaço para a cabine. Por falar nisso, o motor deve ser somente o 1.2 Turbo 3 cilindros que já equipa o Tracker, mas uma transmissão manual pode estar nos planos.
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