Se os primeiros momentos do Fiat Fastback no mercado realmente servirem de indicativo sobre sua carreira no Brasil, então a Stellantis terá dificuldades para atender todos os pedidos. A fabricante revela que já vendeu 5.400 unidades desde o lançamento, feito no dia 14 de setembro. Considerando que tivemos um fim de semana no meio, são 10 dias de venda. Isto superou bastante a estimativa de vender entre 2.500 e 3.000 veículos por mês.
“As vendas iniciais normalmente são mais aceleradas, então era esperado que neste primeiro mês, devido a expectativa sobre o lançamento, o resultado ultrapassasse o volume mensal médio previsto, mas ainda assim tivemos números bastante significativos e que demonstram todo o potencial de vendas do Fiat Fastback”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul.
Como é normal no começo das vendas de qualquer carro, a versão mais procurada do Fiat Fastback foi justamente a topo de linha Limited Edition, a única com o motor 1.3 turbo e que é comercializada por R$ 149.990. A empresa não revelou o mix de vendas deste primeiro lote vendido, então não temos os números para as versões Audace e Impetus, com o motor 1.0 turbo.
“A versão mais comercializada foi a topo de gama Limited Edition Powered by Abarth, o que mostra que acertamos em oferecer uma opção mais esportiva. Temos grande expectativa de que o Fastback possa ocupar uma posição de grande destaque no segmento dos B-SUVs”, continua Zola. A Fiat tem comentado que o SUV-cupê ajudará a marca a se reposicionar, sendo o seu modelo mais caro entre os carros produzidos no Brasil – abaixo só do Fiat 500 elétrico e da picape Toro, em questão de preços.
Construído com a plataforma MLA, uma evolução da arquitetura MP1 usada no Argo e Cronos, o Fastback é produzido Betim (MG) e está disponível com duas motorizações. As versões mais básicas usam o 1.0 turboflex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, trabalhando em conjunto a um câmbio CVT. A variante Limited Edition é a única com o 1.3 turbo T270 de 185 cv e 27,5 kgfm, trocando a transmissão por uma automática de 6 marchas e com conversor de torque.
É a penúltima novidade da Fiat para o mercado brasileiro neste ano. O seu último lançamento será o Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto que adota o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv do Fastback. O carro já foi apresentado e até tivemos a chance de vê-lo pessoalmente, mas a estreia comercial está programada para o último trimestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil