Ford Maverick Hybrid ganha teaser no Brasil; chega às lojas em 2023
Versão eletrificada faz 17,8 km/l e será a primeira do tipo no segmento nacional de picapes
Vendida desde o início do ano em versão única FX4 Lariat, a picape Maverick não deve demorar para ter portfólio ampliado no Brasil. Prova disso vem da própria Ford, que anuncia em comunicado oficial a chegada ao país da aguardada versão híbrida da caminhonete. A Maverick Hybrid, como é chamada, chegará às lojas em 2023 e virá acompanhada dos elétricos Mustang Mach-E e E-Transit.
“A Maverick já é sucesso no Brasil. A nova versão Hybrid combina as qualidades já conhecidas da picape com menos emissões e consumo de combustível, características que fizeram do modelo um grande sucesso no mercado norte-americano e que, agora, estará disponível também no Brasil”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Galeria: Ford Maverick 2022 (BR)
Entre outros diferenciais, a Maverick Hybrid conta com mecânica exclusiva. O conjunto é formado pela união do motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) com o propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira. Por sua vez, a Maverick FX4 Lariat vendida aqui (galeria acima) tem motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e câmbio automático de 8 marchas.
Na comparação com as demais versões, a vantagem fica por conta do consumo. Dados divulgados pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, mostraram média de 17,8 km/litro na cidade, cerca de 14 km/litro na estrada e 15,7 km/litro em ciclo combinado. Na prática, a picape pode rodar até 805 km com um tanque. Resta saber quais serão os números com a gasolina brasileira.
Maverick Hybrid
A Ford destaca ainda outras vantagens, como freio regenerativo (que contribui para a eficiência energética das baterias principalmente em rodagem urbana), desconto de IPVA em alguns estados e, na cidade de São Paulo, livre circulação mesmo em dias de rodízio (benefícios concedidos para veículos eletrificados).
Apesar disso, a Maverick Hybrid perde em alguns pontos: não conta com opção de tração integral e troca a suspensão traseira multi-link (mais sofisticada) pelo tradicional eixo de torção (mais simples e barato).
Badge da tampa da caçamba identifica versão
No vídeo-teaser divulgado, é possível notar a presença de start-stop, multimídia com conexão Apple CarPlay, diferentes modos de condução (Eco, Normal, Sport), entre outros recursos. A Ford destaca ainda que a novidade será "a primeira picape híbrida do Brasil". Preços, porém, serão conhecidos apenas na ocasião do lançamento, em 2023.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO BRASIL
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda