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Novo Citroën C3 elétrico deve ser revelado ainda em setembro na Índia

Por lá, marca já começou a soltar comunicações indicando a apresentação da versão eletrificada. Híbrido não está descartado

Citroën C3 2023

Após o recente lançamento da nova geração do C3, a Citroën do Brasil já confirmou que o projeto C-Cubed que deu origem ao hatch ainda renderá mais dois lançamentos para nosso país. No primeiro semestre de 2023, a marca deve dar início aos trabalhos de produção do C3 Aircross, com maior apelo SUV. Já é 2024, deve aparecer um sedã compacto derivado da mesma plataforma.

No entanto, ainda não foi dito nada a respeito de uma versão elétrica ou ao menos eletrificada do novo Citroën C3 para o mercado brasileiro. Por outro lado, globalmente, os planos para a apresentação de uma variante 100% movida por eletricidade estão em movimento. A Citroën da Índia publicou em suas redes sociais um teaser para a novidade.

Indianos versão o Citroën C3 elétrica ainda em setembro

 

Sites indianos como o Rush Lane apontaram uma publicação da Citroën Índia por meio de um vídeo que pergunta: "o que é suficiente?". Na legenda da postagem, é dito que um "carro elétrico é bom. Mas, para nós, está longe de ser o suficiente". A mídia indiana se apressou a dizer que este é um indicativo para a apresentação do C3 elétrico. No entanto, uma opção híbrida ainda não estaria totalmente descartada. O que importa mesmo é que a apresentação da novidade deve ocorrer por lá em 29 de setembro.

De acordo com a mídia indiana, o C3 elétrico será a terceira opção da Citroën feita por lá sobre a plataforma CMP. Enquanto aqui teremos hatch, SUV e sedã, lá eles terão hatch, SUV de 7 lugares (C3 Plus) e o eletrificado. Vale lembrar que a linha C3 indiana é fabricada por lá com altos índices de nacionalização de componentes.

Citroën C3 2023

Considerando a postagem da Citroën, questionando o que é suficiente, é possível que o C3 elétrico deva guardar alguma surpresa na manga, sendo uma autonomia elevada a maior probabilidade. Porém, ainda não foi dito nada a respeito do conjunto de propulsão do modelo. Especula-se apenas que o C3 movido por baterias deve manter o visual do modelo a combustão com poucas alterações.

Vale lembrar que, usando a plataforma e-CMP, o C3 elétrico terá ao seu dispor os mesmos conjuntos elétricos utilizados por modelos da Stellantis, como Peugeot e-208 GT, Opel Corsa-e e até mesmo o recém-revelado Jeep Avenger. Sendo assim, é possível que seja utilizado o motor elétrico de 136 cv dos demais carros do grupo, além de um conjunto de baterias de 50 kWh, o que daria uma autonomia de cerca de 350 km para o C3 elétrico.

Os derivados do C3 confirmados para o Brasil

Citroën C3 Aircross 2024 - Flagra

Citroën C3 Aircross 2024 - Flagra

Flagrado em agosto, o protótipo do SUV do projeto C-Cubed deverá se chamar C3 Aircross. Sua produção no Brasil deve ocorrer em algum momento do primeiro semestre de 2023. Espera-se que passe um pouco dos 4 metros de comprimento, oferecendo mais espaço interno. A mídia local está chamando este carro de C3 Aircross, visto que a empresa tem usado este sobrenome para seus utilitários, ao invés de dar um nome próprio.

Neste momento, a motorização é um mistério. Na Índia, fala-se de usar a mesma mecânica do C3 vendido por lá, com um 1.2 nas versões aspirada e turbo. A primeira gera 82 cv, enquanto a segunda tem 110 cv. Ambos trabalham com uma transmissão manual de 5 ou 6 marchas, e ganhará uma opção automática em breve. No Brasil, o C3 usa o 1.0 Firefly da Fiat, com 75 cv e câmbio manual de 5 marchas; e o 1.6 de 120 cv, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades ou automática de 6 posições.

Citroën C3 Sedan 2025

Citroën C3 Sedan 2025

O terceiro modelo nacional do projeto C-Cubed deve ser um sedã compacto. Com lançamento previsto apenas para 2024, ainda são poucas as informações confirmadas a seu respeito para o mercado brasileiro. No entanto, o modelo deve chegar para concorrer no segmento de sedãs compactos, que perderá um nome de peso em breve com o fim da produção do Volkswagen Voyage.

No entanto, utilizando a mesma plataforma do C3, o sedã da Citroën terá a disposição as mesmas opções de motor 1.0 e 1.6 do hatch, o mesmo vale para transmissões. No entanto, a dúvida é a respeito de seu entre-eixos. O sedã tem duas opções: utilizar a mesma medida do C3 hatch, com 2,54 m, ou ter o entre-eixos do SUV indiano de 7 lugares, um pouco maior.


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