Lançado em julho no Brasil, o novo Hyundai HB20 2023 agora vai explorar novos horizontes, já que o hatch recentemente reestilizado começará a ser vendido também no México. Por lá a missão do hatch compacto será substituir outro modelo importante para o mercado mexicano: o Accent, nome que deve te soar familiar, pois ele foi vendido no Brasil entre as décadas de 1990 e 2000.
As informações são do site mexicano MotorPasion, que visualizou na página oficial da Hyundai no Facebook um anúncio com uma foto do HB20 e HB20S, dizendo que a dupla “está cada vez mais próxima” de seu lançamento. Enquanto o HB20 e HB20S tem como rivais no Brasil modelos como Polo, Onix, Argo, Virtus, Onix Plus e Cronos, no México os modelos da marca sul-coreana terá a missão de brigar com Ibiza, Swift, Mazda2, Versa e até mesmo o próprio Onix e Virtus (este já atualizado e que desembarcará no Brasil em breve).
Hyundai Accent dará adeus
Hyundai Accent
A versão sedã, chamada de Accent SD
A questão é que todos os modelos da Hyundai à venda no México tiveram suas linhas 2023 apresentadas, menos o Accent que, junto de sua versão sedã, permanece como modelo 2022. E agora com esse anúncio nas redes sociais da fabricante, não há muita dúvida que o Accent deverá ser o modelo aposentado. O curioso é que, embora seja um modelo mais atualizado, o HB2 tem dimensões menos do que o Accent. O hatch brasileiro tem 4.015 mm de comprimento, 2.530 mm de entre-eixos e 1.720 mm de largura, enquanto o Accent tem, respectivamente, 4.185 mm, 2.580 mm e 1.729 mm.
No Brasil o HB20 e HB20S tem como opção o motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio manual de 5 marchas nas versões mais baratas. Já as configurações mais caras são equipadas com o motor 1.0 TGDI, turbo com injeção direta, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgfm de torque e que pode ser combinado tanto com uma transmissão manual ou automática, ambos de 6 marchas.
Hyundai HB20 2023
O novo HB20S 2023
Porém no México o motor 1.6 naturalmente aspirado tem seu apelo e, segundo o MotorpPasion, deve continuar sendo oferecido também ao HB20 e HB20S. Esse conjunto tem 121 cv e 15,48 kgfm de torque e equipa atualmente a linha Accent e também o Kia Rio no mercado mexicano. Mas não será surpresa se a Hyundai decidir lançar o motor 1.0 turbo TGDI em uma especificação somente e a gasolina por lá, sobretudo porque iniciou recentemente a operação da fábrica de motores em Piracicaba (SP).
Os equipamentos da linha HB20 ainda não foram divulgados, algo que acontecerá em seu lançamento. Mas com base no modelo brasileiro, o modelo oferecido por lá deverá contar com 6 airbags, controles eletrônicos de estabilidade tração, central multimídia com tela de 8" com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos, chave presencial para acesso e partida, rodas de liga-leve aro 16, bem como sistema de alerta e frenagem autônoma, assistência de permanência e centralização em faixa, assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e alerta de saída segura.
A expectativa é que o novo HB20 2023 seja anunciado para o mercado mexicano já nas próximas semanas, pois já deu as caras nas redes sociais da marca. Já o destino do Accent deverá ser mesmo a aposentadoria, sobretudo porque sua demanda nos Estados Unidos (um dos países para onde ele é exportado via México) anda baixa.
Fonte: MotorPasion
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança