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Scania revela caminhões a gás mais potentes e que devem chegar ao Brasil

Com duas opções potência, motores a gás da marca ganharam mais torque também

Scania R 410 a gás
Thiago Moreno Thiago Moreno

A Scania revelou mais caminhões elétricos na edição 2022 do IAA Transportation, evento voltado ao mercado de veículos comerciais e pesados que está ocorrendo na Alemanha. No entanto, além de eletrificação, a marca está apostando no uso de combustíveis alternativos também, pois acredita que não há apenas uma resposta para o futuro do transporte sustentável.

No Brasil, a Scania é atualmente a única que oferece uma motorização a gás na linha. Pode parecer algo simples, porém exige grandes investimentos e deixa o produto mais caro na hora da venda. Como o diesel está mais caro que o GNV atualmente, a conta do gasto extra na entrada ainda faz sentido para transportadores nacionais. Além disso, os motores de caminhões pesados a gás usam ciclo Otto, como carros a gasolina, não diesel. Por isso acabam encarecendo o valor do veículos.

Scania a gás

Scania apresentou motores a gás mais potentes na Alemanha, que devem chegar em breve ao Brasil

No IAA Transportation 2022, a marca apresentou sua família de motores a gás revisados, prometendo mais potência, torque e economia. São os propulsores OC 103 e OC 104. Ambos possuem 12,7 litros de capacidade e têm 6 cilindros em linhas. Com atualizações nos sistema de controle de combustível, a marca divulga potência de 420 cv a 1.900 rpm e 214,14 kgfm de torque entre 1.000 e 1.300 rpm no caso do OC 103. Já o OC 104 já oferece 460 cv e 234,53 kgfm nas mesmas faixas de rotação.

Em ambos os casos, o propulsor trabalhará em conjunto com uma caixa de transmissão automatizada monoembreagem Opticruise G25 ajustada especificamente para o propulsor a gás que tem comportamento mais específico. Ele ainda tem 12 velocidades, além de uma marcha reduzida e uma sobremarcha, pensada para maior eficiência no uso rodoviário.

O caminhão verde das fotos é um Scania R 410 montado com os novos componentes que serão usados nos futuros R 420 e R 460. Uma das alterações mais aparentes foi o aumento dos tanques de armazenamento de gás. Agora, eles podem acomodar até 1.080 litros do combustível. Com isso, a marca promete um amento de autonomia de 500 km no R 410 para 600 km no R 420.

Promessa para o Brasil

Hoje, a Scania é a única empresa que oferece caminhões movidos a gás para o mercado nacional de pesados com o R 410. A marca não confirmou oficialmente, mas os novos motores a gás mais potentes, além das modificações de armazenamento, devem ser algumas das novidades da Scania durante a Fenatran, feira nacional do setor de transportes que ocorrerá no início de novembro

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