A Mercedes-AMG mostrou um protótipo do C 63 quase coberto no Festival de Goodwood em junho e agora está prestes a revelar a versão esportiva do sedã alemão em sua nova geração. Já sabemos muito sobre o rival do BMW M3, embora ainda fique a curiosidade para saber como a nova motorização se traduzirá em desempenho no mundo real. Ao contrário de modelo antigo com tração traseira, a próxima geração será vendida apenas com tração integral 4Matic.
Falando de motorização, o V8 4.0 biturbo é oficialmente uma coisa do passado. Os executivos da marca alemã afirmaram em divesas ocasiões que o novo AMG C 63 adotará o motor M139 2.0 biturbo dos modelos da família "45" (A 45 S e CLA 45 S), mas obviamente com mais potência e montado de forma longitudinal. Um motor elétrico montado na traseira extrairá sua força necessária de uma bateria de 6,1 kWh, e sim, o carro será um híbrido plug-in.
Reduzir pela metade o número de cilindros certamente perturbará os puristas, sem dúvida, mas com 670 cv combinados, o carro-chefe da Classe C deve ser rápido. Aqui se espera que a revelação também inclua a C 63 Estate, uma perua esportiva que brigará diretamente com a M3 Touring. Vale lembrar que os novos carros M que deverão ser lançados a partir de 2023 também serão híbridos plug-in. Entretanto, a BMW não tem a intenção de reduzir o tamanho de seus motores a combustão, prometendo manter os motores seis em linha e o V8 até pelo menos 2030.
O novo Mercedes-AMG C 63 deverá oferecer uma autonomia puramente elétrica, dada sua configuração de híbrido plug-in, mas dado o tamanho da bateria, o motor 2.0 turbo entrará em funcionamento mais cedo ou mais tarde. O peso é uma preocupação, considerando que, mesmo que o motor de quatro cilindros seja muito mais leve que o antigo V8, todos os adicionais do conjunto híbrido certamente acrescentarão peso, assim, não ficaremos muito surpresos se o novo C 63 acabar sendo um pouco mais pesado que o anterior.
A estreia mundial do novo Mercedes-AMG C 63 está agendada para a próxima quarta-feira, 21 de setembro. A AMG não lançará outro C 63 Coupé e Cabriolet porque os modelos de duas portas da linha Classe C e Classe E vão se fundir e se tornarão o CLE.
Fonte: Mercedes-AMG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao Brasil por até R$ 1 milhão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-AMG C63 não vai voltar a ter motor V8, diz executivo
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Mercedes-AMG C 63 chega ao Brasil em 2024
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-AMG "enterra" V8 para C63 e E63 oficialmente