A primeira edição do IAA Transportation após o início da pandemia promete ser uma virada para a eletrificação dentro do segmento de veículos comerciais pesados. Uma das estreias do evento que está ocorrendo na Alemanha foi o Mercedes-Benz eActros Long Haul, modelo extra-pesado voltado para o uso em transporte rodoviário de longa distância.
A marca tem certa experiência com caminhões elétricos, já oferecendo o eActros 300, menor, há cerca de 1 ano na Europa. Agora, a ideia do LongHaul é oferecer um caminhão maior que ofereça a opção de eletrificação também em transportes de longas distâncias. Vale lembrar que no Velho Continente já existem restrições à entrada de caminhões a diesel nos centros das cidades, por exemplo, então há demanda.
O grande desafio para a adoção de caminhões elétricos por quem roda muito sempre foi a autonomia. E isso a Mercedes-Benz diz ter resolvido, prometendo cerca de 500 km de alacance para o eActros Long Haul. No caso do eActros 300 atual, a autonomia é de 220 km, menos da metade da novidade, que deve começar a ser produzida em série a partir de 2024.
O novo caminhão elétrico da Mercedes-Benz já passou por mais de 1,2 milhão de quilômetros de testes e, no ano que vem, começará a rodar na Europa na mão de alguns clientes interessados. Para prometer uma autonomia tão grande, a marca mexeu um pouco nas baterias. Uma das alterações é o uso de um conjunto de lítio-ferro-fosfato, mais resistentes. De acordo com a fabricante, pode-se carregar as baterias de 20 a 80% de carga em 30 minutos utilizando um supercarregador de 1 mW (1000 kW), que ainda está em fase de testes.
Para quem quiser ainda mais autonomia, a Mercedes está trabalhando com a fabricante de carretas Krone. Além de ser possível instalar um motor elétrico adicional no reboque, seu espaço ainda pode ser utilizado para acomodar mais baterias. Com isso, a autonomia do LongHaul poderia chegar a 800 km.
Outra parte da solução veio na força bruta mesmo. O Mercedes-Benz eActros LongHaul utiliza 3 conjuntos de baterias que fornecem uma capacidade total de mais de 600 kWh. Para mover o caminhão, são utilizados 2 motores elétricos instalados diretamente no eixo traseiro. Eles entregam mais de 400 kW (543 cv) de potência contínua, com pico superando 600 kW (815 cv). Neste momento, a marca ainda não revelou os dados exatos, nem os números de torque ou o preço. No entanto, afirmou que quer oferecer o LongHaul tanto como cavalo mecânico quanto como chassi rígido.
O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado inteiramente na linha de montagem existente na fábrica de caminhões de Wörth (ALE). Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Anteriormente, os modelos elétricos eram montados em uma unidade separada.
A Mercedes-Benz destacou que, para chegar no atual estado de desenvolvimento de caminhões extra-pesados elétricos, ela teve discussões em conjunto com a Volvo e com a TRATON, controladora da Scania. No entanto, enquanto a demanda por este tipo de veículo está em alta na Europa, por aqui, a falta de incentivos e os custos mais elevados devem fazer com que esse tipo de tecnologia leve mais tempo para chegar ao Brasil.
*Viagem para Hannover à convite da Anfavea
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