Até a chegada do novo C3 2023, a Citroën estava atuando no mercado brasileiro apenas com um modelo (considerando apenas carros de passeio): o C4 Cactus. Com isso, o hatch compacto é o ponto de partida para uma nova fase da marca em terras tupiniquins, fazendo parte do projeto C-Cubed, onde um dos futuros modelos a chegar por aqui será um sedã compacto. Lembra do C-Elysée? Ele nos adianta muito do que virá por aí.
De porte compacto, o Citroën C-Elysée atualmente é vendido em alguns países da América do Sul, como Uruguai, Chile e Colômbia, só para citar alguns. O sedã compacto também emplacou bem no mercado argentino (já saiu de linha), sendo bastante visto pelas ruas do país hermano, tanto quanto o Peugeot 301 – modelo com a mesma proposta e com o design da marca do leão.
Citroën C-elysée ainda é vendido em alguns países vizinhos do Brasil
Pegando o C-Elysée como referência, a expectativa é que o novo C3 Sedan (vamos chamá-lo assim por enquanto) tenha a mesma proposta de sedã compacto - que na verdade contava com porte próximo ao de um médio, ao melhor estilo Renault Logan. Para referência, o C-Elysée vendido hoje em alguns países vizinhos tem 4,43 metros de comprimento, 1,70 m de largura e 1,47 m de altura. No comprimento o modelo francês é um pouco menor do que o Virtus (4,43 m x 4,48 m), por exemplo, enquanto a distância entre-eixos de ambos é a mesma: 2,65 m. O porta-malas é um pouco menor: tem 506 litros contra 521 litros do Virtus.
Como poderá ficar o C3 Sedan 2024
A expectativa é que o novo C3 Sedan tenha um design mais ousado, aproveitando sobretudo a dianteira do hatch com seus faróis divididos, com a parte de cima ficando a assinatura em LED e logo abaixo os faróis principais. Com isso, espera-se que o novo sedã seja um pouco mais encorpado como manda o estilo atual dos carros da marca, enquanto o modelo antigo segue um padrão mais tradicional inspirado no antigo sedã C4 Lounge. Os chamados três volumes deverão ser bem definidos, tudo com o objetivo de ter um bom espaço (como o C3 hatch) e ainda uma boa capacidade e acesso ao porta-malas.
Com base CMP, estima-se que o próximo sedã fruto do projeto C-Cubed tenha entre-eixos maior que os 2,54 m do C3 com carroceria hatchback. Porém, nessa semana foi flagrado o SUV derivado do C3 – mais um integrante do projeto C-Cubed, que contará com 7 lugares e, curiosamente, o mesmo entre-eixos do C3 hatch (visto junto do novo SUV da Citroën). Vale lembrar que, caso esses 2,54 m sejam mantidos no novo sedã, o entre-eixos seria menor que os 2,65 m do C-Elysée. Mas fica a atenção na questão do aproveitamento do espaço interno, que pode até ser melhor no futuro sedã.
Em relação à motorização, o C-Elysée tem desde motor diesel HDi de 92 cv até propulsores a gasolina, podendo ser o Puretch de 82 cv ou o 1.6 de 115 cv, dependendo do mercado em que é vendido na América do Sul. Neste caso, o novo C3 Sedan deverá seguir outro caminho quando for fabricado em Porto Real (RJ), adotando as mesmas opções do C3 hatch: 1.0 aspirado Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de 5 marchas, além do 1.6 aspirado EC5, com até 120 cv e 15,7 kgfm com opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.
Porém, o motor 1.6 pode ser deixado de lado caso o sedã ainda demore para vir, já que as novas regras do Proconve L8 ficarão mais rígidas e vão valer a partir de 2025. Até lá, a escassez de componentes na indústria deverá ter sido resolvida e a Stellantis poderá equipar mais carros com os motores 1.0 e 1.3 turbo.
O novo Citroën C3 Sedã já está confirmado, tanto que Laurent Barria, diretor global de marketing e comunicação da Citroën, reiterou que a marca lançará primeiro o SUV em 2023 (flagrado nessa semana) e o sedã um pouco depois, em 2024.
Fonte: Projeção: KDesign AG
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