page ad skin

Ex-designer da Apple crê que botões devem voltar ao painel dos carros

Ausência de botões hoje é tendência na indústria, mas nem todo mundo gosta

2023 Honda Civic Type R Interior
Foto de: Honda

Tendência verificada hoje na maioria das montadoras, a ausência de botões físicos nos painéis e sistemas multimídia divide opiniões entre os consumidores. O layout de telas clean amplia presença na indústria a cada lançamento, mas clientes continuam dando feedbacks negativos sobre a ergonomia e a dificuldade de operar os sistemas intuitivamente. Especialistas em design compartilham da mesma percepção e acreditam na volta dos botões.

É o caso de ninguém menos que Jony Ive, ex-chefe de design da Apple e responsável pelo lançamento de produtos como iMac, iPod, iPhone e iPad. O executivo trabalhou na empresa da maçã até 2019, acumulando vasta experiência e amplo conhecimento sobre o gosto dos consumidores quando se trata de tecnologias de entretenimento.

Mercedes-Benz EQS 2022 - Impressões

Mercedes-Benz EQS: painel sem botões e todas as funções concentradas na tela

Em conferência realizada recendente nos EUA, Ive falou sobre o assunto ao lado do CEO da Apple, Tim Cook, e fez algumas apostas. Em especial, declarou que a demanda por mais botões físicos começará a crescer em breve e que as montadoras provavelmente terão que repensar suas estratégias no que diz respeito ao design de interiores. 

"Eu acho que existem interfaces multitoque fabulosas. Mas continuamos sendo seres físicos. Eu acho que, potencialmente, o pêndulo pode balançar um pouco para ter mais interfaces, ao passo que outros produtos levarão mais tempo para isso pois mais engajados fisicamente", explicou.

O caminho a ser seguido certamente estará na equilíbrio funcional entre soluções digitais e analógicas, de modo a conciliar tecnologia com usabilidade. A Honda optou por essa estratégia na nova geração do Fit, trocando os comandos touch-screen do sistema de ar-condicionado pelos tradicionais botões.

“Saímos da superfície sensível ao toque depois de recebermos comentários de clientes de que era difícil operar o sistema intuitivamente", explicou a marca. "Você tinha que desviar o olhar para a tela para poder fazer qualquer alteração. Portanto, mudamos para que o cliente possa usar sem olhar, dando mais confiança ao dirigir", completou.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários