Novo Subaru Crosstrek 2023 é revelado com foco no conforto
SUV abandona o nome XV no mercado global e terá motor 2.0 híbrido
Quase esquecida no Brasil, a Subaru segue firme e forte no mercado global e apresentou a nova geração do Crosstrek, que nós conhecíamos até o momento como XV. O menor utilitário da marca foi revelado no Japão, abandonando o nome XV em todos os países onde será vendido. Manteve a plataforma Subaru Global Platform (SGP), mas com uma série de refinamentos para deixar o carro mais confortável.
Comparado com seu predecessor, o novo Subaru Crosstrek tem uma carroceria mais rígida, usando uma nova forma de montar a estrutura interna, com a mesma técnica implementada para o sedã Levorg e no novo WRX. As estruturas superior e inferior não são mais montadas separadamente, de forma a reduzir as vibrações feitas pelo motor e pela suspensão.
Subaru Crosstrek 2023
Enquanto o visual robusto do exterior parece mais uma evolução do modelo antigo, o interior foi revisado significativamente para acomodar a nova central multimídia. Usa uma tela de 11,6 polegadas, posicionada na vertical, algo que vimos nos últimos lançamentos da Subaru. Porém, não recebeu o painel de instrumentos totalmente digital que está no Levorg ou no WRX S4.
O novo Crosstrek recebe até bancos redesenhados para melhorar o conforto, ao oferecer mais suporte e com uma estrutura revisada para reduzir a tremedeira em algumas situações. Os engenheiros também instalaram um isolamento acústico com materiais melhores, reajustaram a direção elétrica e equiparam com a última versão do pacote EyeSight de tecnologias de segurança. Na terceira geração, o SUV ganha faróis full-LED e luzes de curva também em LED, algo inédito para a Subaru.
Medindo 4.480 milímetros de comprimento e 1.800 mm de largura, o Crosstrek é 15 mm mais longo do que a geração anterior e tem a mesma largura. Tem 1.580 mm de altura e manteve o entre-eixos de 2.670 mm, com uma altura em relação ao solo de 200 mm. Dependendo da especificação, pode pesar entre 1.540 kg e 1.620 kg.
A Subaru está fazendo silêncio sobre as especificações técnicas do motor, dizendo somente que o Crosstrek para o mercado japonês terá um 2.0 a gasolina com um sistema híbrido e-Boxer, combinado a um propulsor elétrico. Sabemos também que teve melhorias no motor a combustão e na caixa de transmissão para reduzir as vibrações e ruídos.
A terceira geração do Subaru Crosstrek começará a ser vendido no Japão no ano que vem, chegando à outros mercados nos meses seguintes. No caso do Brasil, a espera pode levar mais tempo e só devemos ver o carro aqui em 2024.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Subaru
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv