Quase esquecida no Brasil, a Subaru segue firme e forte no mercado global e apresentou a nova geração do Crosstrek, que nós conhecíamos até o momento como XV. O menor utilitário da marca foi revelado no Japão, abandonando o nome XV em todos os países onde será vendido. Manteve a plataforma Subaru Global Platform (SGP), mas com uma série de refinamentos para deixar o carro mais confortável.
Comparado com seu predecessor, o novo Subaru Crosstrek tem uma carroceria mais rígida, usando uma nova forma de montar a estrutura interna, com a mesma técnica implementada para o sedã Levorg e no novo WRX. As estruturas superior e inferior não são mais montadas separadamente, de forma a reduzir as vibrações feitas pelo motor e pela suspensão.
Enquanto o visual robusto do exterior parece mais uma evolução do modelo antigo, o interior foi revisado significativamente para acomodar a nova central multimídia. Usa uma tela de 11,6 polegadas, posicionada na vertical, algo que vimos nos últimos lançamentos da Subaru. Porém, não recebeu o painel de instrumentos totalmente digital que está no Levorg ou no WRX S4.
O novo Crosstrek recebe até bancos redesenhados para melhorar o conforto, ao oferecer mais suporte e com uma estrutura revisada para reduzir a tremedeira em algumas situações. Os engenheiros também instalaram um isolamento acústico com materiais melhores, reajustaram a direção elétrica e equiparam com a última versão do pacote EyeSight de tecnologias de segurança. Na terceira geração, o SUV ganha faróis full-LED e luzes de curva também em LED, algo inédito para a Subaru.
Medindo 4.480 milímetros de comprimento e 1.800 mm de largura, o Crosstrek é 15 mm mais longo do que a geração anterior e tem a mesma largura. Tem 1.580 mm de altura e manteve o entre-eixos de 2.670 mm, com uma altura em relação ao solo de 200 mm. Dependendo da especificação, pode pesar entre 1.540 kg e 1.620 kg.
A Subaru está fazendo silêncio sobre as especificações técnicas do motor, dizendo somente que o Crosstrek para o mercado japonês terá um 2.0 a gasolina com um sistema híbrido e-Boxer, combinado a um propulsor elétrico. Sabemos também que teve melhorias no motor a combustão e na caixa de transmissão para reduzir as vibrações e ruídos.
A terceira geração do Subaru Crosstrek começará a ser vendido no Japão no ano que vem, chegando à outros mercados nos meses seguintes. No caso do Brasil, a espera pode levar mais tempo e só devemos ver o carro aqui em 2024.
Fonte: Subaru
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