A Subaru fez um anúncio que deixou muita gente triste. Após quase 30 anos, não veremos mais um WRX STI, pois a versão que remete à história da marca no rally foi cancelada para esta geração e que a próxima será eletrificada de alguma forma. Ou seja, o carro não terá mais um motor a combustão puro e a culpa seria das novas regras de emissões de poluentes.

No anúncio da Subaru, não havia qualquer explicação sobre porque cancelar o STI. Apenas afirmava que a empresa estava explorando oportunidades para a próxima geração do STI com uma motorização eletrificada. Porém, enquanto pensa no que fazer, "a próxima geração do WRX STI com motor a combustão não será produzido baseado na nova plataforma WRX." A revista Road & Track foi atrás e conversou com Dominick Infante, diretor de comunicações corporativas da Subaru, que teria explicado que as regras anti-poluição estão mudando tão rapidamente que o novo STI teria um tempo de vida limitado, então não faria sentido lançar o carro agora.

Galeria: Subaru WRX 2022

É uma resposta simples que coincide com a mensagem de eletrificação que a Subaru deu com o anúncio do STI. A geração atual do WRX foi lançada em setembro do ano passado, com um motor 2.4 turbo de 275 cv e sem nenhuma assistência híbrida. Um STI teria que ter mais potência e a Subaru até mostrou o conceito S4 STI Performance no Tokyo Auto Salon (feira de carros preparados no Japão) no início do ano. Antes disso, os rumores sugeriam que o novo STI poderia ter cerca de 350 cv, mas um sistema eletrificado nunca esteve nas conversas.

Ainda não está claro se a Subaru já desenvolvia o STI e o projeto foi abandonado no meio do caminho ou se este sempre foi o plano. Vale lembrar que, apesar disso, a Subaru não descarta a volta do WRX STI. Aliás, o nome "STI" pode ser usado fora do WRX, mas como um modelo elétrico. Além do conceito S4 STI Performance que citamos, a marca japonesa ainda mostrou o Solterra STI, uma versão do SUV elétrico. E ainda teve o radical STI E-RA com 1.087 cv, que a empresa chama de um estudo para o futuro da STI no automobilismo.

Parece que o futuro da Subaru já seguirá para a eletrificação, inclusive aqui no Brasil. Após muito tempo sem novidades, o Grupo Caoa, representante da marca no país, anunciou o lançamento do XV e-Boxer e Forester e-Boxer, versões híbridas dos utilitários com um motor 2.0.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com