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Pagani Utopia estreia com V12 de 864 cv da Mercedes-AMG e câmbio manual

Terá somente 99 unidades produzidas, mas o preço ainda não foi revelado

Pagani Utopia

Uma das fabricantes de supercarros mais tradicionais, a Pagani apresenta seu mais novo modelo. Ao invés de usar o codinome C10 do projeto, a marca decidiu batizá-lo como Utopia, uma homenagem ao livro de Thomas More que descreve o mundo ideal para o filósofo. Um nome tão sublime significa que a nova máquina tem que cumprir o que promete.

Para criar o Utopia, a Pagani conversou com seus clientes que tem os outros carros da marca. Eles pediram por apenas três coisas: "simplicidade, leveza e prazer ao dirigir", segundo o comunicado da fabricante.

Galeria: Pagani Utopia

A Pagani sempre aposta em motores bem potentes e não podia ser diferente para o Utopia. Utiliza um 6.0 V12 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG, com um ângulo de 60° entre os cilindros. Entrega 864 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 112,2 kgfm entre 2.800 e 5.900 rpm. E este propulsor recebeu modificações o suficiente para que consiga atender às normas de emissões da Europa e da Califórnia (EUA).

Os clientes poderão escolher entrega uma transmissão automatizada de 7 marchas com trocas manuais, que a Pagani diz fazer as trocas mais rápidas possíveis para uma caixa de transmissões com engrenagens helicoidais. A outra opção é uma caixa manual de 7 marchas com pedal de embreagem. O eixo traseiro ainda conta com um diferencial eletro-mecânico.

Comparado com o Huayra ou com o Zonda, o Utopia tem uma identidade de design mais minimalista. A fabricante fez com que os elementos de aerodinâmica ativa ficassem mais sutis para fazer com que a carroceria tivesse linhas limpas.

Galeria: Pagani Utopia - Detalhes

Por baixo da carroceira, o Utopia usa um monocoque feito com Carbo-Titânio HP62 G2 e Carbo-Triax HP62 feitos pela Pagani. Os subframes dianteiros e traseiros são feitos com aço Cromo-Molibdênio, enquanto a carroceria é feita com o que a Pagani chama de um "novo tipo de fibra de carbono classe A" que é 38% mais rígida, mas com a mesma densidade que as versões anteriores do material. A saída quádrupla de escapamento é de titânio com um revestimento de cerâmica, pesando somente 6 quilogramas. Todos estes materiais leves ajudam o Utopia a pesar 1.280 kg.

O esportivo ainda usa um conjunto de suspensão de duplo-A feito de alumínio forjado e com amortecedores controlados eletronicamente. Tem também freios da Brembo feitos de carbono-cerâmica com seis pinças para as rodas dianteiras de 21", e quatro pinças nas rodas traseiras de 22". Elas contam com estratores de fibra de carbono em forma de turbina, que puxa o ar quente para longe dos freios. Os pneus da Pirelli foram feitos especialmente para o carro e contam até com a silhueta do carro nas laterais.

Por dentro, o Utopia foge das tendência atual de colocar um monte de telas no interior. Ao invés disso, tem apenas um display posicionado entre o velocímetro e o conta-giros analoíticos. Sem uma multimídia central, a Pagani colocou um monte de botões e contadores na parte central.

A Pagani pretende produzir somente 99 unidades do Utopia, o que significa que será um carro bem exclusivo. Porém, a fabricante italiana não diz quanto custará ou quando pretende iniciar as entregas do esportivo.

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