A Volkswagen do Brasil é uma das montadoras que mais investe em desenvolvimento de soluções ligadas ao etanol no país. Com a meta de neutralizar as emissões de CO2 até 2050, a Way To Zero, anunciou uma parceria com outras grandes empresas para o programa Abasteça Consciente, que dará incentivos aos clientes que usarem o combustível vegetal em seus modelos Volkswagen.
Inicialmente, o aplicativo estará disponível para modelos equipados com o sistema multimídia VW Play. Usando a rede de comunicação com o carro, como injeção eletrônica, monitorará a quantidade de etanol no tanque e, com base no consumo, indicará a quantidade de CO2 emitida no percurso, seja com gasolina ou etanol, considerando também o processo de produção. O app também faz o cálculo de qual combustível vale a pena com base em valor, colocado manualmente pelo proprietário. Isso estará também no aplicativo de smartphones Meu VW.
Segundo a VW, 96% da frota circulante da marca é composta por modelos flex - vale lembrar que foi o Gol, em 2003, quem estreou a tecnologia no Brasil. Para incentivar o uso do etanol, o aplicativo da VW Play terá um programa de pontos, ainda não divulgado por completo, que poderá ser trocado por revisões, por exemplo, e outras vantagens em empresas parceiras. A Bosch desenvolverá um sistema para veículos a partir de 2012 e sem a VW Play para a mesma funcionalidade.
“A nossa estratégia consiste no lançamento de carros flex, híbridos e elétricos nos próximos anos na região América Latina. Mas é importante considerar que o Brasil é praticamente um continente devido à sua extensão. Não conseguiremos eletrificar todo o País num curto espaço de tempo em função de seu tamanho, seria preciso muito investimento em infraestrutura.
O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis tanto para veículos a combustão convencionais (ICEs) através do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis, pelos consumidores, quanto para híbridos e elétricos, seja via reformadores (Fuel Cell) ou range extender (BEV Rex). Lembrando ainda que há possibilidade em reduzir a intensidade de carbono do etanol com processos de produção mais tecnológicos, como por exemplo o etanol de 2º geração”, explica Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.
Esse programa é uma parceria entre Volkswagen do Brasil, Bosch, Localiza, Raízen, Volkswagen Financial Services e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia). Estará disponível aos clientes VW em alguns meses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta