Com 41.551 emplacamentos em agosto, o segmento de SUVs / crossovers compactos registrou um crescimento de pouco mais de 13% na comparação com o mesmo período de 2021 (36.733), percentual similar ao avanço registrado em relação a julho (36.686). O resultado da categoria representou 21,4% dos 194.142 veículos comercializados no mês passado.
Preferido em maio e em julho, o Chevrolet Tracker (6.708) repetiu a dose com um crescimento superior a 400% nos últimos doze meses, com o adendo da produção paralisada por falta de peças em 2021. Este foi o resultado mais forte do Chevrolet no ano. Líder no acumulado de 2022, o VW T-Cross (6.194) reagiu após desempenho mais modesto no mês anterior. Fechando o pódio, o Hyundai Creta teve 5.806 unidades registradas.
Vice em julho, o Fiat Pulse (4.771) caiu duas posições e ficou sob ameaça de um Jeep Renegade (4.654) que perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado – líder do segmento no ano passado, o Jeep já registra uma desvantagem de quase 9 mil unidades em relação ao T-Cross e dificilmente repetirá a posição de honra. Terceiro no último ranking, o Nissan Kicks (4.250) perdeu fôlego nas últimas semanas.
Atrás do VW Nivus (3.380), o Renault Duster (2.087) teve seu melhor resultado desde julho do ano passado. Reagindo em relação ao desempenho fraco do mês anterior, o Citroën C4 Cactus emplacou 1.983 unidades. O Caoa Chery Tiggo 5X (763) fechou o top 10 com retração de quase 50%. Com primeiras unidades chegando ao mercado, o novo Honda HR-V emplacou 486 unidades. Novamente destaque negativo, o Renault Captur (130) chegou ao 8º mês seguido abaixo dos 600 emplacamentos.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
AGO/22 |
JUL/22 |
AGO/21 |
% AGO 22 |
% JUL 22 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
39674 |
6708 |
5998 |
1293 |
16,14% |
16,35% |
11,84% |
418,79% |
2º |
VW T-CROSS |
42598 |
6194 |
3535 |
6698 |
14,91% |
9,64% |
75,22% |
-7,52% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
40186 |
5806 |
5125 |
4822 |
13,97% |
13,97% |
13,29% |
20,41% |
4º |
FIAT PULSE |
34106 |
4771 |
5299 |
0 |
11,48% |
14,44% |
-9,96% |
- |
5º |
JEEP RENEGADE |
33797 |
4654 |
4264 |
6709 |
11,20% |
11,62% |
9,15% |
-30,63% |
6º |
NISSAN KICKS |
26558 |
4250 |
5221 |
2955 |
10,23% |
14,23% |
-18,60% |
43,82% |
7º |
VW NIVUS |
23050 |
3380 |
2995 |
3625 |
8,13% |
8,16% |
12,85% |
-6,76% |
8º |
RENAULT DUSTER |
13665 |
2087 |
2039 |
945 |
5,02% |
5,56% |
2,35% |
120,85% |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
13399 |
1983 |
798 |
1689 |
4,77% |
2,18% |
148,50% |
17,41% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
6638 |
763 |
741 |
1495 |
1,84% |
2,02% |
2,97% |
-48,96% |
11º |
HONDA HR-V |
3745 |
486 |
9 |
3878 |
1,17% |
0,02% |
5300,00% |
-87,47% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
2756 |
130 |
180 |
575 |
0,31% |
0,49% |
-27,78% |
-77,39% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
4274 |
118 |
227 |
655 |
0,28% |
0,62% |
-48,02% |
-81,98% |
14º |
KIA STONIC |
607 |
63 |
64 |
0 |
0,15% |
0,17% |
-1,56% |
- |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
479 |
62 |
56 |
62 |
0,15% |
0,15% |
10,71% |
0,00% |
16º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3522 |
53 |
68 |
635 |
0,13% |
0,19% |
-22,06% |
-91,65% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
429 |
13 |
30 |
78 |
0,03% |
0,08% |
-56,67% |
-83,33% |
18º |
JAC T50 / T5 |
39 |
10 |
9 |
15 |
0,02% |
0,02% |
11,11% |
-33,33% |
19º |
JAC T40 |
90 |
9 |
8 |
32 |
0,02% |
0,02% |
12,50% |
-71,88% |
20º |
FORD ECOSPORT |
30 |
5 |
12 |
18 |
0,01% |
0,03% |
-58,33% |
-72,22% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
92 |
4 |
7 |
159 |
0,01% |
0,02% |
-42,86% |
-97,48% |
22º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
145 |
2 |
1 |
395 |
0,00% |
0,00% |
100,00% |
-99,49% |
289879 |
41551 |
36686 |
36733 |
100,00% |
100,00% |
13,26% |
13,12% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Jeep Renegade Willys tem R$ 19.799 de desconto no preço para CNPJ
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Renegade 1.3 Turbo ou T-Cross Sense: PcD ou não, o que cada um traz?