Depois de pelo menos dois anos sem grandes novidades, o calendário de lançamentos da Fiat para a Europa promete bastante agitação em 2023. A marca receberá atenção especial dentro do grupo Stellantis e colocará no mercado nada menos que dois veículos inéditos. A meta será fazer volume, ampliar participação e, não por acaso, o segmento de crossovers será o principal alvo da empresa.
O primeiro lançamento está programado para a segunda metade de 2023 e será um inédito SUV compacto de entrada. Ficará posicionado abaixo do 500X e será derivado do mesmo projeto que recentemente originou o baby Jeep europeu. Tomará como base a plataforma modular CMP, que foi desenvolvida inicialmente pela PSA mas que hoje está disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis.
Já nascerá preparado para eletrificação e, desde o lançamento, contará com versões tradicionais a combustão e 100% elétrica. Neste último caso, tudo indica que o conjunto será formado por motor elétrico de 100 kW (136 cv de potência) e bateria de 50 kWh, oferecendo autonomia superior a 300 km. Na prática, o mesmo esquema adotado por outros modelos elétricos do grupo, como Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e.
A produção será concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, ao lado do modelo da Jeep e da inédita versão da Alfa Romeo do mesmo projeto. Uma curiosidade é que o modelo poderá resgatar o nome Uno na Europa.
Já o segundo lançamento será o sucessor do Panda, programado para o final de 2023 ou, no máximo início de 2024. Desempenhará papel de entrada no portfólio da Fiat e terá importância comercial estratégica, especialmente no mercado italiano. O design será inspirado no conceito Fiat Centoventi, apresentado com destaque no Salão de Genebra de 2019. As linhas gerais serão bem retilíneas e a carroceria quadrada remeterá à primeira geração do Panda.
Também será baseado na plataforma CMP e, sob o capô, terá motores de três cilindros a gasolina, além de opções híbridas. Haverá ainda uma variante 100% elétrica, neste caso baseada na arquitetura e-CMP.
Corre por fora ainda o lançamento de um terceiro modelo. Seria o retorno do Topolino, agora como rebadge do Citroën Ami.
Fonte: Passione Auto Italine via Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços