Comercializado no Brasil há dois anos, o Ford Territory 2023 agora chega ao mercado brasileiro, mas não se empolgue muito, já que nada mudou na linha 2023 do SUV médio da marca do oval azul. A Ford apenas reajustou o preço do utilitário, que até passou por uma ação promocional recentemente, mais precisamente no começo deste mês.
Antes comercializado por R$ 209.990 nas unidades linha 2021/2022, o Ford Territory 2023 agora é encontrado nas concessionárias da marca por R$ 216.120, o que significa um aumento considerável de R$ 6.130 ou de quase 3% em relação a tabela anterior do utilitário. Dentro de casa, a Ford tem o Bronco Sport por R$ 266.090 (R$ 49.970 a mais), que mesmo sendo mais caro emplaca mais que o Territory, que conta com uma proposta mais urbana e um projeto mais antigo.
Essas características acabam refletindo nas vendas de ambos. Nos emplacamentos entre janeiro e julho deste ano, o Ford Territory vendeu apenas 640 unidades, com apenas 67 carros vendidos em julho. Já o Bronco Sport tem 949 unidades comercializadas nos primeiros sete meses de 2022, enquanto que no mês passado emplacou 162 carros.
No mais, o Territory segue igual, inclusive com o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que entrega 150 cv a 5.300 rpm e 22,9 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm, que pode ser abastecido somente com gasolina. Trabalha sempre em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT com 8 marchas simuladas e tração dianteira.
Vale lembrar que o Territory segue à venda na versão única Titanium, que vem equipada com sistema de som com 8 alto-falantes, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 10”, banco do motorista com ajuste elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático, sensor de ponto cego e mais.
Em junho publicamos um flagra do novo Ford Territory no Brasil, que foi visto rodando em testes camuflado pelas ruas de Campos do Jordão (SP). No mercado chinês ele é vendido como Equator Sport, enquanto que em países como Filipinas e Camboja receberam o SUV com o nome de Territory, algo que deverá ser aplicado para o mercado brasileiro também.
Na prática, é um outro carro que será vendido com o nome de Territory. Visualmente ele é totalmente diferente, trazendo uma identidade visual inspirada no Ford Evos e o novo Fusion chinês, ou seja, traz uma grade bem maior e faróis duplos, com as luzes diurnas em LED bem finas na parte superior e o conjunto principal mais abaixo. Fora isso, também tem um porte maior, medindo 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, contra 4,58 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos do Territory atual.
A cabine certamente é a parte mais interessante do novo SUV, já que abandona o esquema de vários botões do modelo atual. A maioria das informações ficam concentradas nas telas de 12,3 polegadas do painel de instrumentos digital e da central multimídia, que ficam lado a lado – como é padrão nos modelos da Mercedes-Benz. Na China, o SUV tem equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa.
Além do visual totalmente diferente, o motor também muda. Sai de cena o 1.5 turbo de 150 cv e 22,9 kgfm, que era uma versão melhorada de um propulsor antigo da Mitsubishi, para entrar no lugar um novo motor 1.5 turbo, mas agora com 170 cv e 26,5 kgf, de torque. A transmissão também é novidade, sendo que uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas substitui a antiga automática CVT.
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