page ad skin

Novo BMW X1 é flagrado e SUV chega ao Brasil no primeiro semestre de 2023

Nova geração do SUV será feita na fábrica de Araquari (SC); novo M2 também foi flagrado no Brasil

BMW X1 2023

Revelado mundialmente em junho, a terceira geração do BMW X1 traz consigo um estilo ainda mais robusto e mais próximo ao de um SUV. Agora o novo X1 já foi flagrado totalmente camuflado em terras tupiniquins, mais especificamente no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. De brinde, teve ainda a aparição do esportivo M2, mas falaremos dele mais adiante.

As fotos foram registradas e publicadas no Instagram pelo perfil Supercarros Santa Catarina (@supercarrossc). O design do novo BMW X1 é conhecido, mantendo basicamente as mesmas proporções da geração anterior. Os faróis ficaram mais largos e são full-LED, enquanto a dianteira ganhou um estilo mais quadrado – idem para a grade frontal. Agora mais do que nunca o X1 parece uma versão menor do X3 e X5 - essas novas imagens comprovam isso. 

 

A traseira parece mais alta, enquanto as lanternas agora são recortadas e trazem a forma de “L”. Visto de trás ainda o novo X1 parece mais alto, o que reforçou seu estilo de SUV mais robusto, enquanto os arcos de rodas alargados dão um efeito visual de que o utilitário está maior. Na prática as medidas não mudaram tanto assim, embora o X1 esteja realmente um pouco maior. O comprimento cresceu 5 centímetros para 4,50 metros, enquanto a largura ganhou 2 cm para chegar a 1,84 m. Também ficou 4 cm mais alto, o que pode significar 1,62 m ou 1,64 m, dependendo da versão escolhida.

Com essa aparição do novo X1 no Porto de Itajaí, podemos dizer que a BMW está acelerando os testes de homologação com o SUV no Brasil, além de adaptar o utilitário para a realidade brasileira – diga-se combustível e suspensão. Vale lembrar que o novo BMW X1 teve sua produção confirmada no mês passado, assim como o novo Série 3 com facelift e novas telas digitais na cabine, que começará a ser feito a partir de setembro na fábrica de Araquari (SC).

Galeria: BMW X1 2023

Voltando ao novo X1, a BMW já faz testes de pintura na fábrica catarinense com a nova geração do SUV, mas isso com duas carrocerias que foram armadas na Alemanha que foram importadas. Ambas receberam as primeiras camadas de tinta de uma nova cor que deve estrear por aqui, a Cape York Green – uma tonalidade metálica de uma cor verde mais suave.

Além disso, Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari (SC), revelou ao Motor1.com que o novo X1 começa a ser feito já no primeiro semestre de 2023. Ou seja, o lançamento do novo SUV vai ocorrer no mesmo período, já que estamos falando de um dos modelos mais vendidos da marca atualmente e líder disparado de sua categoria. Em agosto, a BMW foi líder entre os SUVs premium com o X1, X3 e X5.

Em relação à motorização do novo X1 2023, no mercado europeu tanto o xDrive30e quanto o xDrive25e terão o motor 1.5 turbo de três cilindros combinado a um motor elétrico no eixo traseiro, entregando 245 cv na versão xDrive25e e 326 cv na xDrive30e. Ambos usam baterias de 14,2 kWh e entregam uma autonomia elétrica entre 78 e 89 km, segundo os testes europeus. Agora é aguardar quais opções serão ofertadas por aqui. Atualmente, o X1 traz o motor 2.0 turboflex de 192 cv e 28,5 kgfm, sempre com câmbio automático de 8 marchas, conjunto que deverá ser mantido.

Novo BMW M2 já no Brasil

Além da nova geração do X1, no Porto de Itajaí também teve a primeira aparição da nova geração do M2, que se difere do Série 2 "normal" pelas caixas de rodas alargadas. Assim como o SUV, a marca bávara já deve estar testando o esportivo por aqui afim de homologá-lo. Até o momento o esportivo alemão apareceu camuflado, mas já temos informações sobre motorização.

BMW M2

Debaixo do capô do novo M2 estará o motor S58 que virá diretamente do M4, mas não espere níveis de potência próximos que permitiriam a próxima geração do M2 "roubar" vendas do seu irmão maior. O comunicado à imprensa não entra em detalhes, mas funcionários da empresa anteciparam que o famoso motor 6 cilindros em linha de 3,0 litros twin-turbo terá potência na casa dos 450 cv. A expectativa é que o esportivo tenha desempenho do antigo M2 CS. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com