Toyota Corolla elétrico, bZ3 terá motor da BYD de até 247 cv
Sedã elétrico aparece antes da hora em imagens de homologação na China
Após muito tempo apostando somente em híbridos, a Toyota finalmente começa a lançar carros elétricos. Começou com o SUV bZ4X, lançado no ano passado e tem mais modelos à caminho. Um deles será o bZ3, um sedã com porte próximo do Corolla e que teve fotos e informações vazadas na China.
O bZ3 ainda não foi mostrado oficialmente pela Toyota. Porém, a fabricante está trabalhando na homologação do carro na China e, como parte do processo, enviou fotos e informações técnicas. Só que o ministério local divulga estas informações em seu banco de dados online. Assim, podemos ver o "Corolla elétrico" de vários ângulos. Será feito com a plataforma e-TNGA e, inicialmente, terá somente tração traseira.
Apesar do governo chinês divulgar informações dos carros, desta vez alguns detalhes foram omitidos, como a capacidade das baterias, autonomia ou tempo de recarga. Ao menos descobrimos que terá dois níveis de potência, com uma versão de 185 cv e outra de 247 cv. O motor será fornecido pela BYD e o documento diz que terá a velocidade máxima limitada a 160 km/h.
Quanto ao seu tamanho, este sedã elétrico mede 4,7 metros de comprimento, com 1,82 m de largura e 1,47 m de altura. Isto o coloca entre o Corolla e o Camry, embora o entre-eixos de 2,87 m seja quase igual ao do sedã grande. A versão topo de linha, com a pintura branca, está com rodas de 18", enquanto a versão normal, com carroceria preta, usa rodas de 16" e um visual mais simples. Até agora, não há informações sobre os preços.
A linguagem visual do sedã elétrico é indiscutivelmente similar ao do Toyota Crown, revelado recentemente para o mercado global. Esta identidade já havia sido adiantada pela própria Toyota, quando mostrou nada menos que 15 conceitos de veículos elétricos e, entre eles estava o bZ SDN, que serviu de baze para o bZ3.
Devemos saber mais detalhes sobre o Toyota bZ3 em novembro, pois existem fortes rumores de que será apresentado durante o Salão de Guangzhou (China). O fato de já aparecer nos documentos de homologação no país asiático indica que a estreia está próxima. A Toyota planeja lançar 30 carros elétricos até o final desta década, investindo US$ 70 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina