Após muito tempo apostando somente em híbridos, a Toyota finalmente começa a lançar carros elétricos. Começou com o SUV bZ4X, lançado no ano passado e tem mais modelos à caminho. Um deles será o bZ3, um sedã com porte próximo do Corolla e que teve fotos e informações vazadas na China.
O bZ3 ainda não foi mostrado oficialmente pela Toyota. Porém, a fabricante está trabalhando na homologação do carro na China e, como parte do processo, enviou fotos e informações técnicas. Só que o ministério local divulga estas informações em seu banco de dados online. Assim, podemos ver o "Corolla elétrico" de vários ângulos. Será feito com a plataforma e-TNGA e, inicialmente, terá somente tração traseira.
Apesar do governo chinês divulgar informações dos carros, desta vez alguns detalhes foram omitidos, como a capacidade das baterias, autonomia ou tempo de recarga. Ao menos descobrimos que terá dois níveis de potência, com uma versão de 185 cv e outra de 247 cv. O motor será fornecido pela BYD e o documento diz que terá a velocidade máxima limitada a 160 km/h.
Quanto ao seu tamanho, este sedã elétrico mede 4,7 metros de comprimento, com 1,82 m de largura e 1,47 m de altura. Isto o coloca entre o Corolla e o Camry, embora o entre-eixos de 2,87 m seja quase igual ao do sedã grande. A versão topo de linha, com a pintura branca, está com rodas de 18", enquanto a versão normal, com carroceria preta, usa rodas de 16" e um visual mais simples. Até agora, não há informações sobre os preços.
A linguagem visual do sedã elétrico é indiscutivelmente similar ao do Toyota Crown, revelado recentemente para o mercado global. Esta identidade já havia sido adiantada pela própria Toyota, quando mostrou nada menos que 15 conceitos de veículos elétricos e, entre eles estava o bZ SDN, que serviu de baze para o bZ3.
Devemos saber mais detalhes sobre o Toyota bZ3 em novembro, pois existem fortes rumores de que será apresentado durante o Salão de Guangzhou (China). O fato de já aparecer nos documentos de homologação no país asiático indica que a estreia está próxima. A Toyota planeja lançar 30 carros elétricos até o final desta década, investindo US$ 70 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'