A Volkswagen está utilizando a região de Sierras Grandes, em Córdoba (ARG), para filmar o comercial para a nova Amarok 2023. Esta é apenas uma atualização para a picape de médio porte produzida na Argentina. Como é de lá que o modelo chega importado ao mercado brasileiro, podemos assumir que o lançamento está próximo.
O flagrante enviado pelo leitor Alex Jota mostrou a novidade se preparando para o lançamento. Também confirmou o que já esperávamos: a nova Volkswagen Amarok 2023 feita na Argentina receberá mínimas alterações no visual. Ao contrário de outros mercados, não receberemos a Amarok de nova geração, que foi desenvolvida em conjunto com a nova Ford Ranger. Curiosamente, o modelo da Ford será feito no país vizinho.
As imagens do flagra parecem corresponder a uma versão V6 Comfortline, embora pareça ter perdido os pneus Michelin LTX Force 245/65R17 utilizados pela configuração atual em favor de novos pneus fornecidos pela Continental. O flagrante também revelou que a nova Amarok 2023 ganhará uma nova cor: Atlantic Blue, que foi apresentada como opção no ano passado junto com a inauguração da nova fábrica de tintas em Pacheco resultante dos investimentos para a produção do VW Taos naquele país.
Mas é só. Além de uma nova opção de pintura, o flagrante revelou que a nova Volkswagen Amarok 2023 não deve mudar nem o visual, que permanece praticamente idêntico ao do modelo atual da picape oferecida no Brasil. Em maio de 2022, a Volkswagen anunciou um investimento de 250 milhões de dólares na Argentina para produzir, entre outras coisas, um facelift da Amarok feita por lá.
Este redesenho levará um pouco mais de tempo para chegar: "Em 2024 vamos apresentar o facelift de nossa picape Amarok, que estamos produzindo em Pacheco desde 2010", disse Pablo Di Si, até então o presidente e CEO da Volkswagen para a América do Sul.
O executivo ainda acrescentou que "(a Amarok reestilizada) terá um novo projeto, mais tecnologia, mais segurança e continuará a ser produzida na Argentina para exportação para a América Central, o Caribe e a América do Sul. O redesenho já foi definido e é muito equilibrado: nem muito agressivo nem muito pouco agressivo. Tudo foi avaliado em clínicas com clientes. Hoje exportamos mais de 60% das Amarok produzidas em Pacheco. Se há uma reclamação que nos chega hoje do Brasil, é que temos poucas Amaroks para entregar. O bom momento do agronegócio no mundo ajuda muito".
Sobre a escolha de não trazer a nova geração da Amarok para a região, enquanto a Ford está fazendo investimentos milionários para produzir a nova Ranger na Argentina, Di Si explicou que "temos mais 10 anos do atual Amarok em Pacheco. O acordo com a Ford para produzir a nova geração Amarok na África do Sul é parte de um acordo global para que as duas empresas se ajudem. Trata-se de um acordo que abrange veículos comerciais e elétricos. Em cada caso, as duas empresas tinham que concordar. O acordo continua em nível global, e está avançando. O acordo com a Ford está indo bem globalmente, mas aqui decidimos tomar um caminho diferente".
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