Tempos de aceleração, especialmente no segmento de hipercarros, são insanos. Hoje em dia, existe uma boa quantidade de esportivos que alcançam os 100 km/h em cerca de 2 segundos. Algumas pessoas podem até dizer que não é o suficiente e há quem defenda que o limite, em termos de aceleração, ainda não foi alcançado. Ao menos é o que diz um engenheiro da Rimac.
A Rimac é uma fabricante croata de carros elétricos que atualmente fez uma fusão com a Bugatti. O Nevera, o último modelo lançamento pela empresa e que também é o ápice da marca até o momento, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos. Só que um dos principais engenheiros da Rimac acredita que os carros de produção ainda podem alcançar um tempo abaixo de 1 segundo.
Quando o site The Drive conversou com Matija Renic, engenheiro-chefe de programa do Nevera, perguntou se seria possível ver uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1 segundo ou menos. Renic deu uma resposta rápida e simples: "abaixo de um segundo." Não podemos explicar o quão rapido isto seria. Se fossemos colocar em perspectiva, o humano mais rápido do mundo percorre 10 metros em um segundo, quando já estiver em velocidade máxima.
Lembre-se que estamos falando de carros de produção. Modelos feitos para corridas de arrancada já atingiram esta meta, usando pneus slick e uma pista adequada. O ponto aqui é que o carro tem que lidar com a tração em uma via comum, usando pneus normais. O hipercarro elétrico Nevera já se aproxima bastante deste objetivo, mas Renic diz que o esportivo não foi feito pensando apenas na aceleração.
"Honestamente, o carro é muito rápido," Renic disse ao The Drive. "Estamos muito orgulhosos dos números que obtivemos aqui e ali, mas o carro é mais do que isso. Não é um pônei de um único truque, não é um carro de arrancada que você levará para a pista para conseguir o melhor tempo de aceleração e pronto. Na verdade, o carro é muito, muito complexo, mostrando o que a tecnologia automotiva do futuro pode fazer. E também é muito útil e amigável do ponto de vista do usuário.”
Fonte: The Drive
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