Pouco tempo depois de ser colocado à venda na China, o Chery Omoda 5 ganha alcance internacional e desembarca oficialmente na Rússia. Por lá, o crossover com pegada cupê estreia em cinco diferentes versões e com a missão de representar a marca em importante segmento. Para tanto, aposta em aspectos como design (com diferenças em relação à versão chinesa) e recheada lista de equipamentos.
Logo de cara, chamam atenção as linhas agressivas e ousadas baseadas na filosofia "Art in Motion" (a mesma que norteará o desenvolvimento de todos os novos produtos da empresa). A grade é ampla, os faróis divididos e a pegada cupê bastante característica. Em particular, o Omoda 5 para Rússia dispensa os logotipos da Chery e adota a bandeira da própria submarca. Além disso, passa a ser chamado de C5.
Há diferenças também no interior. Para o mercado russo, a Chery remodelou o painel e adotou uma série de novas soluções de design e ergonomia. Entre as novidades, destaque para saídas de ventilação redesenhadas, painéis de portas únicos, console central modificado (incluindo porta-copos e nova manopla de câmbio) e diversos novos materiais.
Foi mantido, porém, o esquema de telas duplas para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. Só mudaram de tamanho: 10,25 polegadas cada na Rússia e 12,5 polegadas cada na China.
Entre os principais equipamentos, destaque para bancos dianteiros com ajustes elétricos (6 posições no do motorista e 4 no do passageiro), ar-condicionado de duas zonas, para-brisas com aquecimento (ideal para regiões frias), iluminação ambiente, frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e assistente de tráfego cruzado.
Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 150 cv de potência e vem sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT. A tração é apenas dianteira. Na Rússia, vale lembrar, o C5 será vendido em concessionárias exclusivas com a bandeira da nova submarca Omoda.
Por aqui, o Omoda 5 já circula em testes e não deve demorar para ser lançado. Será comercializado sob a bandeira da Caoa Chery e produzido em Anápolis (GO) ao lado dos demais SUVs da marca. Com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 de altura e 2,63 metros de entre-eixos, brigará com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, junto com o primo Tiggo 7 Pro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990