A era do motor W16 está chegando ao fim para a Bugatti. A fabricante dá adeus ao 8.0 quadriturbo com um modelo especial: o Mistral. Este conversível baseado no Chiron traz elementos derivados do Type 57 Roadster Grand Raid, apresentado em 1934. Terá somente 99 unidades fabricadas, custando 5 milhões de libras (R$ 26.041.346), e já está esgotado.
A influência do carro de 1930 pode ser vista no para-brisa curvo e duas tomadas de ar montados no teto, enviando ar diretamente para o motor na traseira. Mesmo que busque elementos de um modelo clássico, o Bugatti Mistral parece mais uma mistura entre o Dino e o La Voiture Noire, combinados em um conversível com lanternas em forma de "X", que lembram muito o Bolide. A configuração da luz traseira permitiu que a fabricante instalasse passagens de ar entre as luzes em X, aumentando ainda mais a refrigeração do motor.
Pela primeira vez, um Bugatti com motor W16 terá couro entrançado no acabamento das portas. Além disso, a alavanca do câmbio é feita com um bloco de alumínio com detalhes de madeira e uma peça em âmbar que tem o símbolo do "elefante dançante" do Bugatti Type 41 Royale. Claro, o principal destaque da cabine é retirar o teto para ouvir o motor W16 e seus quatro turbos em ação.
No coração do Mistral está o mesmo 8.0 W16 de 1.600 cv do Chiron Super Sport 300+, que alcançou os 490,48 km/h em 2019. Falando nisso, a Bugatti diz que, para o Mistral, "só há um objetivo em mente: novamente ser o conversível mais rápido do mundo." Assim, será um sucessor do Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, que registrou o recorde de 408,8 km/h em 2013.
É bem capaz que o Mistral consiga superar a marca do Veyron, visto que tem 400 cv a mais, além de uma aerodinâmica superior. A declaração da Bugatti é interessante, pois a fabricante disse anteriormente que não buscaria mais recordes de velocidade máxima - talvez a empresa esteja falando isso para sua próxima geração de esportivos. Ainda terá uma disputa, pois a Hennessey quer este recorde para o novo Venom F5 Roadster, apresentado esta semana.
A Bugatti produzirá apenas 99 unidades do Mistral e planeja iniciar as entregas em 2024, quando o primeiro dos 40 Bolide também será enviado ao seu comprador. Enquanto o Bolide é vendido por 4 milhões de euros (R$ 20.833.076), o Mistral foi comercializado por 5 milhões de euros (R$ 26.041.346). "Foi", pois a marca ofereceu o carro para uma lista seleta de clientes, que já encomendaram todas as unidades.
Fonte: Bugatti
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Quer um Bugatti barato? É só comprar um patinete elétrico
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva