A fundação Comité permanent du Salon international de l'automobile de Genève anunciou que o Salão de Genebra 2023 acontecerá exclusivamente em Doha, no Catar. Isso significa que o evento que deveria acontecer em Genebra (Suíça), em fevereiro de 2023, foi cancelado.
"Devido às incertezas na economia global e geopolítica, bem como os riscos relacionados a evolução da pandemia, os organizadores decidiram se concentrar exclusivamente no planejamento do evento em Doha em 2023", disse Maurice Turettini, Presidente da fundação.
Como confirmado em abril, o Salão de Genebra 2023 deveria acontecer entre os dias 14 e 19 de fevereiro. O presidente da fundação disse que eles fizeram tudo o que podiam para levar adiante o evento de Genebra, que deveria vir com um formato aprimorado. No entanto, "os riscos pesaram mais que as oportunidades", concluiu Turettini.
O Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2023 (GIMS) no Catar abrirá suas portas em novembro de 2023. Nenhuma data foi definida ainda, mas o grande e tradicional evento vai acontecer no Centro de Exposições e Convenções de Doha (DECC). Vários outros locais descentralizados também serão criados, o que deverá oferecer várias experiências de condução únicas e espetaculares.
"Estamos agora totalmente concentrados na organização do GIMS [Salão de Genebra] em Doha e esperamos confirmar as datas e o formato deste evento pioneiro com nossos parceiros no Qatar Tourism em breve", acrescentou Sandro Mesquita, CEO do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
O Salão de Genebra tem ficado nesse "vai e vem" ou "acontece ou não acontece" desde o início da pandemia mundial, em 2020. Vale relembrar que o anúncio em 2020 de que o Salão de Genebra não iria acontecer da forma que conhecemos foi tão feito de surpresa que os organizadores tiveram que fazer um evento de forma totalmente virtual. O último Salão de Genebra de sucesso aconteceu há três anos, em 2019.
Vale lembrar que, em 2021, os organizadores do Salão de Genebra anunciaram o nascimento de um segundo local para o evento em Doha, no Catar. O evento bienal, que será uma forma de "spin-off" do evento original, foi conceituado em parceria com a Qatar Tourism.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
VW confirma novo Jetta GLI no Brasil em 2025 com resgate da esportividade
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
VW insiste na China, renova parceria com SAIC e terá 18 novos carros
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'