A Dodge não está entrando silenciosamente no mundo dos carros elétricos. E falamos isso literalmente, porque o novo Dodge Charger Daytona Concept EV realmente tem um sistema de escapamento. É chamado de Fratzonic Chambered Exhaust, embora não esteja muito claro se ele é acionado pelo... motor elétrico batizado de Banshee.
Fratzonic? Banshee? Claramente a Dodge está trabalhando muito para definir seu futuro eletrificado como algo muito diferente da concorrência. E o futuro é o que estamos vendo aqui. Ironicamente, a Dodge está se inspirando muito em seu ilustre "muscle car" para obter destaque, porque este conceito Charger Daytona é uma homenagem ao modelo clássico de duas portas de 1968 a 1970. Vamos começar com o design, porque há muita influência retrô para apreciar e a Dodge não revela informações sobre autonomia, velocidade ou desempenho, a não ser para dizer que este conceito elétrico é mais rápido que os poderosos modelos da linha Hellcat.
Vamos detalhar a dianteira larga e o capô plano do conceito, que claramente se inspira no antigo Charger. Mas há uma grande questão, porque o capô não é nada plano. É profundamente recortado, permitindo que o ar passe pela grade enquanto também passa por cima do que Dodge chama de R-Wing. Sim, a grande asa deste Charge Daytona está instalada na dianteira, aumentando a força aerodinâmica.
A influência mais clássica do Charger é vista nas portas, embora as maçanetas embutidas sejam um toque completamente moderno. No entanto, você não encontrará uma traseira com estilo fastback. O porta-malas com a tampa aberta revela um espaço enorme que, com os assentos traseiros rebatidos, dá ao muscle car "utilidade e capacidade de armazenamento inesperadas".
Você também verá um curioso emblema em forma de triângulo nas lanternas retroiluminadas - esse é o emblema Fratzog, originalmente usado em carros da Dodge durante os anos 1960 e 1970 sem significado específico. Agora, ele representa uma fusão do passado de performance da fabricante de automóveis com o seu futuro elétrico.
Você deve também ter notado os badges Hellcat iluminados nos para-lamas, mas esses não são Hellcats. Eles são chamados de "Banshees", nome dado ao motor elétrico que alimenta o Charger Daytona SRT Concept. A Dodge não revela nenhum detalhe sobre o propulsor, exceto para dizer que é um sistema de 800V que envia potência para as quatro rodas.
Há também a transmissão chamada eRupt que oferece múltiplas velocidades com pontos de mudança distintos, além de um botão que oferece uma breve dose de potência extra. A Dodge ainda não revelou os dados de potência e desempenho, mas a empresa promete uma "experiência de troca de marchas eletromecânica" que seria fiel à marca.
Esse também é o raciocínio por trás do Fratzonic Chambered Exhaust, e sim, esse é o verdadeiro nome que a Dodge está usando. Ele é anunciado como o primeiro sistema da indústria que emite um "som de alto desempenho através de um amplificador e câmara de equalização localizados na traseira do carro". Qual é a real natureza do som? Novamente, isso é algo que o Dodge ainda não explicou, vamos aguardar mais informações.
Por definição, escape neste contexto é alguma medida de gás ou ar expelido de uma máquina. E capturar alguns sons de assobio do motor elétrico e amplificá-los com alguns ajustes pode ser legal. Mas, na situação atual, o Fratzonic Chambered Exhaust soa como uma maneira elegante de descrever uma grande caixa de som emulando ronco artificial de motor V8. Em qualquer caso, o som atinge 126 decibéis, o que aparentemente é tão alto quanto um V8 Hellcat a plenas rotações.
Já por dentro as características não são tão estranhas. Lá você encontrará uma cabine decididamente esportiva que oferece um layout bastante convencional. Uma tela central de 12,3 polegadas é inclinada para o motorista, com um painel de instrumentos digital de 16 polegadas e um display de 8 polegadas que fornece informações vitais do veículo. A grade clássica do Charger também é um tema para o acabamento do interior, vista na textura iluminada em vermelho que envolve a cabine. O grande console central abriga uma haste de mudança que lembra os câmbios dos modelos clássicos.
Além do câmbio, há controles táteis para ajustes do ar-condicionado sob a tela sensível ao toque. Os recursos no volante do SRT incluem funções de rádio e controle na ponta dos dedos dos quatro modos de condução do Charger Daytona - Auto, Sport, Track e Drag. Um teto panorâmico permite a entrada de muita luz para o motorista e mais três ocupantes.
Então agora vamos para a grande questão. Estamos olhando para um carro quase finalizado ou para um conceito abstrato? Isso também é uma incógnita neste momento, embora seja seguro assumir que pelo menos alguns aspectos do Charger Daytona SRT ganharão vida. E com a atual geração de Charger e Challenger deixando de ser produzidos em dezembro de 2023, o novo Charger Daytona pode surgir mais cedo do que se imagina.
Fonte: Dodge
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