page ad skin

Dodge Charger Daytona SRT será o carro elétrico mais barulhento

Conceito é uma prévia do desempenho elétrico na era pós-Hellcat da Dodge, que aparentemente inclui ronco amplificado

This is the all-electric Dodge Charger Daytona SRT Concept, previewing the future of muscle cars at Dodge.
Foto de: Motor1.com

A Dodge não está entrando silenciosamente no mundo dos carros elétricos. E falamos isso literalmente, porque o novo Dodge Charger Daytona Concept EV realmente tem um sistema de escapamento. É chamado de Fratzonic Chambered Exhaust, embora não esteja muito claro se ele é acionado pelo... motor elétrico batizado de Banshee.

Fratzonic? Banshee? Claramente a Dodge está trabalhando muito para definir seu futuro eletrificado como algo muito diferente da concorrência. E o futuro é o que estamos vendo aqui. Ironicamente, a Dodge está se inspirando muito em seu ilustre "muscle car" para obter destaque, porque este conceito Charger Daytona é uma homenagem ao modelo clássico de duas portas de 1968 a 1970. Vamos começar com o design, porque há muita influência retrô para apreciar e a Dodge não revela informações sobre autonomia, velocidade ou desempenho, a não ser para dizer que este conceito elétrico é mais rápido que os poderosos modelos da linha Hellcat.

Galeria: Dodge Charger Daytona SRT Concept EV

Vamos detalhar a dianteira larga e o capô plano do conceito, que claramente se inspira no antigo Charger. Mas há uma grande questão, porque o capô não é nada plano. É profundamente recortado, permitindo que o ar passe pela grade enquanto também passa por cima do que Dodge chama de R-Wing. Sim, a grande asa deste Charge Daytona está instalada na dianteira, aumentando a força aerodinâmica.

A influência mais clássica do Charger é vista nas portas, embora as maçanetas embutidas sejam um toque completamente moderno. No entanto, você não encontrará uma traseira com estilo fastback. O porta-malas com a tampa aberta revela um espaço enorme que, com os assentos traseiros rebatidos, dá ao muscle car "utilidade e capacidade de armazenamento inesperadas".

Você também verá um curioso emblema em forma de triângulo nas lanternas retroiluminadas - esse é o emblema Fratzog, originalmente usado em carros da Dodge durante os anos 1960 e 1970 sem significado específico. Agora, ele representa uma fusão do passado de performance da fabricante de automóveis com o seu futuro elétrico.

Dodge Charger Daytona SRT Concept
Dodge Charger Daytona SRT Concept

Você deve também ter notado os badges Hellcat iluminados nos para-lamas, mas esses não são Hellcats. Eles são chamados de "Banshees", nome dado ao motor elétrico que alimenta o Charger Daytona SRT Concept. A Dodge não revela nenhum detalhe sobre o propulsor, exceto para dizer que é um sistema de 800V que envia potência para as quatro rodas.

Há também a transmissão chamada eRupt que oferece múltiplas velocidades com pontos de mudança distintos, além de um botão que oferece uma breve dose de potência extra. A Dodge ainda não revelou os dados de potência e desempenho, mas a empresa promete uma "experiência de troca de marchas eletromecânica" que seria fiel à marca.

Esse também é o raciocínio por trás do Fratzonic Chambered Exhaust, e sim, esse é o verdadeiro nome que a Dodge está usando. Ele é anunciado como o primeiro sistema da indústria que emite um "som de alto desempenho através de um amplificador e câmara de equalização localizados na traseira do carro". Qual é a real natureza do som? Novamente, isso é algo que o Dodge ainda não explicou, vamos aguardar mais informações. 

Galeria: Dodge Charger Daytona SRT Concept EV

Por definição, escape neste contexto é alguma medida de gás ou ar expelido de uma máquina. E capturar alguns sons de assobio do motor elétrico e amplificá-los com alguns ajustes pode ser legal. Mas, na situação atual, o Fratzonic Chambered Exhaust soa como uma maneira elegante de descrever uma grande caixa de som emulando ronco artificial de motor V8. Em qualquer caso, o som atinge 126 decibéis, o que aparentemente é tão alto quanto um V8 Hellcat a plenas rotações. 

Já por dentro as características não são tão estranhas. Lá você encontrará uma cabine decididamente esportiva que oferece um layout bastante convencional. Uma tela central de 12,3 polegadas é inclinada para o motorista, com um painel de instrumentos digital de 16 polegadas e um display de 8 polegadas que fornece informações vitais do veículo. A grade clássica do Charger também é um tema para o acabamento do interior, vista na textura iluminada em vermelho que envolve a cabine. O grande console central abriga uma haste de mudança que lembra os câmbios dos modelos clássicos. 

Dodge Charger Daytona SRT Concept Interior
Dodge Charger Daytona SRT Concept Interior
Dodge Charger Daytona SRT Concept Interior

Além do câmbio, há controles táteis para ajustes do ar-condicionado sob a tela sensível ao toque. Os recursos no volante do SRT incluem funções de rádio e controle na ponta dos dedos dos quatro modos de condução do Charger Daytona - Auto, Sport, Track e Drag. Um teto panorâmico permite a entrada de muita luz para o motorista e mais três ocupantes.

Então agora vamos para a grande questão. Estamos olhando para um carro quase finalizado ou para um conceito abstrato? Isso também é uma incógnita neste momento, embora seja seguro assumir que pelo menos alguns aspectos do Charger Daytona SRT ganharão vida. E com a atual geração de Charger e Challenger deixando de ser produzidos  em dezembro de 2023, o novo Charger Daytona pode surgir mais cedo do que se imagina.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com