Após diversos teasers, o Porsche 911 GT3 RS enfim é revelado. A versão mais extrema do cupê recebe melhorias substanciais na aerodinâmica para quem quer um esportivo bem rápido para competições. E já pode ser encomendado no Brasil, mas pode preparar o bolso, pois custa nada menos que R$ 1.769.000,00.
Uma das principais alterações feitas do esportivo é o novo radiador central, substituindo o sistema com três radiadores dos modelos anteriores. Isto liberou espaço para que a Porsche instalasse novos elementos de aerodinâmica ativa na parte dianteira. O Porsche 911 GT3 RS é capaz de produzir 409 kg de downforce a 200 km/h, o dobro da geração passada, e 860 kg de downforce a 285 km/h. O cupê conta até mesmo com um sistema de redução de arrasto, algo inédito em um carro de produção em série da marca.
Movendo o 911 GT3 RS está o motor 4.0 boxer de seis cilindros. Aspirado, gera 525 cv, graças às novas árvores de comando de válvulas com perfil modificado, trazendo um sistema de admissão semelhante ao usado nos carros de competição da fabricante. A Porsche transmite a força para as rodas através de um câmbio PDK de 7 marchas.
A fabricante diz que o GT3 RS chegará a 100 km/h em 3,2 segundos e que tem velocidade máxima de 296 km/h. Na hora de parar, os freios de seis pistões na dianteira e de quatro pistões na traseira entrarão em ação. Os clientes ainda poderão pagar mais para equipar o cupê com o sistema de freios de composto de cerâmica, que serão de série no modelo importado para o Brasil, com discos de 410 mm na dianteira e 390 mm na traseira. Tem rodas de liga leve de 20" na frente e 21" na traseira, com parafuso central.
O 199 GT3 RS mantém o peso baixo graças ao uso extensivo de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Isto ajuda que pese somente 1.450 kg e é usado nas portas, asas dianteiras, bancos concha e mais.
A Porsche ainda oferecerá o pacote Clubsport sem custo adicional, com gaiola de proteção, cinto de segurança de seis pontos e extintor de incêndio. Terá também o pacote Weissach, este cobrado e que adiciona acabamento em fibra de carbono para o teto, capô, parte da asa traseira e capa dos espelhos laterais. Quem optar pelo pacote Weissach ainda poderá pagar um pouco mais e adicionar rodas forjadas de magnésio, reduzindo ainda mais o peso.
Se você tiver R$ 1.769.000 sobrando e quer um carro de corrida que pode andar nas ruas, o Porsche 911 GT3 RS está disponível para encomenda nas concessionárias. A fabricante não informa quando as entregas acontecerão.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Porsche 911 GT3 RS: Pronto para as pistas e para a história
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Primeiras impressões Porsche 911 GT3 RS: a obra de arte da engenharia alemã
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Porsche antecipa o novo 911 GT3 RS 2023 com teaser e apresentação em agosto
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Porsche 911 GT3 RS aparece acelerando forte no circuito de Nürburgring