O calendário global de lançamentos Ford prevê para o ano que vem chegada ao mercado de importante novidade: inédito SUV médio baseado na plataforma C2. Chamado desde já de Fusion Active, o modelo está com desenvolvimento bastante adiantado e terá a missão de representar a marca em segmento pra lá de competitivo. Flagras de protótipos têm se tornado constantes e, aos poucos, revelam detalhes do modelo final.
No último mês de maio, o Fusion Active 2023 foi flagrado nos arredores de Dearborn - exatamente no QG da Ford nos Estados Unidos. Agora, novas fotos espiãs revelam o modelo rodando no sul da Europa, indicando que o alcance comercial será global. Curiosamente, o SUV aparece em testes ao lado de outro modelo: a nova geração do Edge, desenvolvida exclusivamente para a China e recentemente revelada.
Nas imagens é fácil confundir, mas olhando atentamente é possível distinguir cada um. Enquanto o Fusion Active é ligeiramente mais curto, o novo Edge chinês tem carroceria mais comprida e balanços mais longos. Há diferenças também na assinatura de LEDs dos faróis, posição dos retrovisores e formato das lanternas. O primeiro, como já dito, será global, enquanto o segundo terá atuação voltada para a China.
Do ponto de vista mecânico, o Fusion Active será construído sobre a conhecida plataforma C2, que sustenta desde o Focus europeu até utilitários como a picape Maverick e o SUV Bronco Sport. O modelo já nascerá preparado para eletrificação e certamente contará com versões híbridas no portfólio. O motor 2.0 EcoBoost também marcará presença, sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas. Haverá também tração nas quatro rodas, como já acontece prima picape.
O lançamento está programado para meados de 2023, com posicionamento acima do Escape/Kuga. Quando chegar ao mercado, o Fusion Active terá a missão de substituir o Fusion sedã e o crossover Edge (modelos que seguirão vivos em nova geração apenas na China).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990