O calendário global de lançamentos Ford prevê para o ano que vem chegada ao mercado de importante novidade: inédito SUV médio baseado na plataforma C2. Chamado desde já de Fusion Active, o modelo está com desenvolvimento bastante adiantado e terá a missão de representar a marca em segmento pra lá de competitivo. Flagras de protótipos têm se tornado constantes e, aos poucos, revelam detalhes do modelo final.
No último mês de maio, o Fusion Active 2023 foi flagrado nos arredores de Dearborn - exatamente no QG da Ford nos Estados Unidos. Agora, novas fotos espiãs revelam o modelo rodando no sul da Europa, indicando que o alcance comercial será global. Curiosamente, o SUV aparece em testes ao lado de outro modelo: a nova geração do Edge, desenvolvida exclusivamente para a China e recentemente revelada.
Nas imagens é fácil confundir, mas olhando atentamente é possível distinguir cada um. Enquanto o Fusion Active é ligeiramente mais curto, o novo Edge chinês tem carroceria mais comprida e balanços mais longos. Há diferenças também na assinatura de LEDs dos faróis, posição dos retrovisores e formato das lanternas. O primeiro, como já dito, será global, enquanto o segundo terá atuação voltada para a China.
Do ponto de vista mecânico, o Fusion Active será construído sobre a conhecida plataforma C2, que sustenta desde o Focus europeu até utilitários como a picape Maverick e o SUV Bronco Sport. O modelo já nascerá preparado para eletrificação e certamente contará com versões híbridas no portfólio. O motor 2.0 EcoBoost também marcará presença, sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas. Haverá também tração nas quatro rodas, como já acontece prima picape.
O lançamento está programado para meados de 2023, com posicionamento acima do Escape/Kuga. Quando chegar ao mercado, o Fusion Active terá a missão de substituir o Fusion sedã e o crossover Edge (modelos que seguirão vivos em nova geração apenas na China).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv