A Royal Enfield é considerada por muitos como uma das fabricantes com maior potencial de crescimento no setor. Suas motos sempre tiveram um ar descontraído, diferenciando-se em um segmento onde tecnologia e performance parecem ser o foco das montadoras. O mais recente lançamento da marca, a Hunter 350, juntamente com todos os seus outros modelos, é realmente uma prova da pegada mais simples da empresa indiana.
Dito isto, mesmo uma empresa tão fiel a suas raízes como a Royal Enfield não pode escapar das tendências globais da indústria de motocicletas. Estamos falando de eletrificação e, embora uma Royal Enfield movida a eletricidade não seja um pensamento de outro mundo, ainda não vimos a fabricante indiana falar alguma coisa sobre motos elétricas. Dito isto, se a Royal Enfield pudesse criar um modelo de produção semelhante ao que os britânicos da Electric Classic Cars fizeram (moto que ilustra o texto) a partir de uma Bullet 350, já seria um começo
Uma reportagem do site BikeDekho revelou que a Royal Enfield realmente tem planos para lançar motos totalmente elétricas até 2026. São pouco mais de 3 anos até lá. Como a Royal sempre presou pela qualidade e toma seu tempo com o desenvolvimento de novos produtos, isso significa que a empresa vai trabalhar ter que "correr" para garantir que, apesar de serem elétricas, suas futuras motos ainda tenham o visual icônico, a sensação e as características de pilotagem conhecidas da Royal Enfield.
Embora nenhum detalhe tenha sido confirmado até agora, espera-se que, a fim de obter uma baterias que forneçam uma autonomia aceitável, as futuras elétricas da empresa tenham desempenho semelhante a uma motocicleta convencional de 300 cilindradas. Mais baterias são necessárias para aumentar o desempenho, e mais baterias acrescentam peso. Além disso, dado o estado atual da tecnologia e o papel que a Royal Enfield tem historicamente de oferecer motos divertidas e acessíveis, ter uma moto elétrica com grande autonomia e performance de esportiva parece improvável.
Seja como for, uma motocicleta elétrica urbana faria muito sentido, pois os trajetos são menores e uma autonomia mais baixa é algo comum. Dito isto, espera-se que muitos veículos elétricos venham da Índia futuramente. Em breve, motos como a Husqvarna E-Pilen e futura elétrica da KTM desenvolvida com a Bajaj devem ser apresentadas.
Fonte: BikeDekho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou