A Husqvarna não é a marca de motocicletas mais conhecida dos brasileiros, mas tem uma gama de produtos bastante variada e que corre em paralelo com as motos da KTM, uma vez que os modelos são desenvolvidos em conjunto sob a batuta do grupo Pierer Mobility. Agora, a empresa sueca antecipou um conceito do que deverá ser sua primeira moto elétrica.

A Husqvarna E-Pilen (pilen significa “flecha” em sueco) teve apenas algumas imagens e poucos detalhes revelados. Seu visual ainda é remanescente dos modelos Vitipilen e Svartpilen, que chegaram a ser oferecidos no Brasil compartilhando chassi e motor com as KTM 390 Duke e 690 Duke. A semelhança é bastante evidenciada pelos faróis redondos, a linha praticamente reta dos bancos e pela protuberância característica nas laterais do tanque.

Galeria: Husqvarna E-Pilen Concept

Não se tem ainda muitos dados a respeito do conjunto motriz da E-Pilen conceito, mas a Husqvarna afirmou que ela é equipada com um motor elétrico de 8 kW, algo equivalente a cerca de 11 cv, e tem autonomia para rodar até 100 km. O foco, segundo a empresa, é o uso urbano em grandes centros, trazendo um desempenho equivalente ao de uma moto de 125 cilindradas.

Tal informação faz sentido, uma vez que, ainda em dezembro do ano passado, executivos da Pierer Mobility confirmaram que KTM e Husqvarna deveriam receber suas primeiras motos elétricas “em breve”. Elas seriam inclusive produzidas na Índia pela Bajaj, marca com a qual a Pierer mantém um relacionamento há alguns anos.

Segundo a Husqvarna, a potência menor e a produção indiana seriam uma forma de baratear os custos da E-Pilen de produção. Em comunicado, a empresa afirmou que “sempre foi nosso objetivo desenvolver novos produtos acessíveis ao mais amplo espectro de pilotos possível. A gama E-Mobility (da qual a E-Pilen faz parte) irá preservar o prazer de pilotar e a dinâmica refinada através da longa história e experiência da marca. Em apoio à iniciativa de mobilidade elétrica, a Husqvarna Motorcycles expandirá estrategicamente sua presença em áreas urbanas e metropolitanas”. A expectativa é que a Husqvarna E-Pilen de produção seja lançada em 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com