O calendário global de lançamentos Toyota prevê para o ano que vem chegada ao mercado de importante novidade: a próxima geração da picape Hilux. Representante da marca no segmento de médias, a caminhonete será completamente reformulada e estreará com importantes evoluções na comparação com o modelo atual. Trocará de plataforma, adotará nova filosofia de design e, em especial, se renderá à eletrificação.
Pelo que já foi descoberto, a nova Hilux terá como base a arquitetura TNGA-F - versão desenvolvida especialmente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Trata-se da mesma plataforma já adotada por modelos como Land Cruiser, Tundra e Sequoia, e que em breve será usada também pela próxima linhagem da Tacoma (prima da Hilux vendida na América do Norte).
A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da Toyota, de tal modo que já nasce capaz de compartilhar o maior número possível de componentes e abrigar conjuntos mecânicos eletrificados. Não à toa, a nova Hilux terá como grande destaque no portfólio uma inédita versão híbrida. A própria marca dá pistas sobre a novidade, embora sem especificar que tipo de sistema equipará a picape (híbrido-leve ou híbrido completo).
De todo modo, tudo indica que o conjunto será associado a um motor turbodiesel (provavelmente o atual 2.8 em versão modernizada). O lançamento acontecerá em 2023, começando por mercados da Ásia e Oceania.
Na sequência, a nova picape chegará à América Latina com produção na fábrica de Zárate, na Argentina. A versão híbrida também será montada no país vizinho e certamente chegará ao Brasil (maior e mais importante mercado da região).
A Toyota, vale lembrar, já tem tradição na comercialização de híbridos no mercado nacional e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. A Hilux, porém, será a primeira a combinar motorização turbodiesel ao sistema. No segmento, a Ford também planeja seguir pelo mesmo caminho e lançar versão eletrificada da nova geração da Ranger.
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