A Porsche está comemorando o 20º aniversário do Cayenne ao longo de 2022, e a última retrospectiva da marca alemã destaca uma curiosa versão conversível do SUV, que teve apenas um protótipo produzido. O modelo teria chegado ao mercado ao mesmo tempo que o também estranho Nissan Murano CrossCabriolet.
Segundo a Porsche, a empresa começou a pensar em fazer diferentes estilos de carroceria para o Cayenne logo após o lançamento do utilitário em 2002. As três versões em consideração eram um cupê (antecipando uma moda que viria estrear com sucesso no BMW X6 em2008), um SUV de maiores dimensões com três fileiras de assentos e o conversível que você vê nessas fotos.
A Porsche avançou com o projeto do Cayenne conversível e construiu o protótipo Package Function Model que ilustra essa nota. A marca alemã ainda não tinha certeza sobre a aparência da parte traseira, assim os designers decidiram criar um estilo diferente para cada lado. Vale lembrar que o protótipo não é possível de ser dirigido, fora que ainda não tem os reforços estruturais necessários para um modelo conversível.
O design apresenta uma capota flexível que vai das colunas dianteiras até uma seção elevada do teto na parte traseira. As janelas laterais afunilam para baixo para dar ao SUV conversível uma aparência mais elegante. Outra diferença é que as duas portas são 20 centímetros mais longas do que uma Cayenne normal. Na parte traseira há dois desenhos: um mais baixo que lembra até o esportivo Carrera GT, enquanto o outro tem perfil mais próximo de SUV.
Este protótipo tem uma capota removível manualmente. No entanto, a Porsche estava trabalhando à época no mecanismo de um teto dobrável. A empresa chegou a criar uma simulação por computador de como o painel traseiro poderia abrir e ter espaço para a parte superior. A montadora diz que a solução foi semelhante ao que foi usado para o Porsche 911 Targa desde a geração 991.
Mas vamos ao que interessa: dois fatores impediram que o Cayenne conversível fosse produzido. Primeiro que as previsões financeiras da Porsche previam que o modelo não seria muito rentável. Além disso, a empresa não tinha certeza se o projeto era atraente o suficiente para o mercado.
"Um SUV conversível é um desafio tanto esteticamente quanto formalmente", disse o chefe de design da Porsche Michael Mauer, que não trabalhou no projeto do Cayenne sem teto. "Um SUV sempre tem uma carroceria grande e pesada. Você combina isso com uma pequena metade superior e depois corta o teto- você ganha formas muito estranhas emergindo disso".
A Porsche está atualmente se preparando para atualizar o Cayenne e o Cayenne Coupe. As novidades podem estrear no final deste ano. No entanto, não espere ver um SUV enorme ser produzido.
Fonte: Porsche
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