Em março de 2021, a Volkswagen adiantou-se e anunciou que Golf, T-Roc, Tiguan e Passat teriam novas gerações com motores a combustão. Parece que a fabricante fez essa declaração cedo demais, pois o futuro do Golf pode não ser tão bom assim, como revela o novo CEO da empresa, Thomas Schäfer, em entrevista ao jornal alemão Welt, dizendo que a decisão sobre criar uma 9ª geração ainda não foi feita.
Ex-chefe da Skoda, Schäfer assumiu o controle da marca Volkswagen no dia 1º de julho e tem questionado o futuro do Golf por causa dos custos de desenvolvimento cada vez mais altos para carros com motores a combustão. As regras de emissões do Euro 7 devem começar a valer nos próximos anos e isto aumentar o preço de um carro a combustão entre 3.000 e 5.000 euros (R$ 16 mil e R$ 26,7 mil), segundo o executivo. Ele ainda disse que o segmento de entrada, não terá mais preços iniciais na casa dos 10.000 euros (R$ 53,5 mil). A justificativa é que fazer motores a combustão adequados às novas legilações aumenta muito custo de desenvolvimento.
O CEO da Volkswagen confirma que a reestilização de meia-vida do Golf atual está sendo criada, mas a próxima geração ainda é dúvida. Schäfer destaca que desenvolver um novo carro a combustão que não deve ter o tradicional ciclo de vida de 7 a 8 anos pode não valer a pena, adicionando que é "extremamente caro" fazer um carro atender ao Euro 7.
Lendo as entrelinhas, a declaração do executivo sobre uma 9ª geração do Golf não ficar cerca de 8 anos nas lojas está relacionada à decisão da União Europeia de banir os carros a combustão a partir de 2035. A geração atual foi lançada em 2019 e deve receber uma reestilização entre 2023 e 2024, então ficará no mercado mais três ou quatro anos depois da renovação.
Assim, uma 9ª geração do Golf seria lançada por volta de 2027 e seu adeus ao mercado coincidiria com o final dos motores a combustão na Europa. Alguns mercados ainda podem decidir fazer a transição para as vendas somente de elétricos antes disso, o que teria um impacto nas vendas do Golf.
Thomas Schäfer afirma que a decisão final sobre a 9ª geração do Golf será tomada nos próximos 12 meses. O executivo diz que carros pequenos tem uma dificuldade maior de absorver os custos de desenvolvimento por causa das regras do Euro 7. Isto indica que o futuro do Polo também não é dos melhores, visto que é ainda menor e mais barato. Aliás, a Audi já confirmou o fim do A1 (que tinha a mesma plataforma que o Polo) após esta geração, junto com o crossover Q2.
Fonte: Welt.de
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