Não teremos que esperar muito mais para finalmente conhecer o Fiat Fastback por completo. A fabricante confirma que fará a apresentação oficial do SUV-cupê no dia 3 de agosto, com uma contagem regressiva publicada no Instagram. Será o segundo utilitário da marca feito no Brasil, posicionado acima do Pulse e que terá somente motores turbo, com o 1.0 nas versões mais baratas e o 1.3 nas mais caras.
A publicação da fabricante no Instagram não diz muita coisa. Tem uma contagem regressiva, que acaba às 12h do dia 3 de agosto e com a frase: “Imagina o novo SUV Coupé inteirinho no seu feed?”. A imagem ainda tem o teaser divulgado anteriormente, mostrando a lateral do carro. A própria marca já tinha prometido que revelaria mais detalhes do Fiat Fastback em breve, conforme chegamos perto do lançamento do SUV.
Apesar da imagem falar sobre conhecer o carro por completo, a assessoria de imprensa da Fiat afirma que veremos outro teaser e que não será a apresentação de fato do carro. Ainda assim, lembrando que o Pulse apareceu primeiro em uma imagem antes do lançamento oficial, podemos esperar por fotos que mostrem todo o design do Fastback.
Como o teaser adianta e já vimos em diversos flagras do carro em testes, o Fastback será um SUV com uma silhueta de cupê. A Fiat diz que terá “dimensões equilibradas que revelam um modelo repleto de maturidade” e que conta “com uma silhueta alongada, capô maior e traseira levemente levantada próxima ao porta-malas, além das lanternas e faróis que invadem as laterais com um design marcante.”
Será feito com a plataforma MLA, uma evolução da arquitetura MP1 de Argo e Cronos e que foi lançada com o Pulse. Deverá manter o entre-eixos de 2,53 metros, mas com balanços maiores, principalmente na traseira, o que fará com que tenha um porta-malas bem mais generoso. Deve ficar com medidas próximas do Cronos, que mede 4,36 m de comprimento e tem 525 litros de capacidade. Já será um bom ganho em comparação ao Pulse, que tem 4,09 m de comprimento e 370 litros de porta-malas.
Ficará posicionado como um dos carros mais caros da Fiat no Brasil, perdendo somente para 500e e os comerciais leves. Terá alguns equipamentos exclusivos, como vimos em um dos flagras, adiantando que terá freio de estacionamento eletrônico, mas pode esperar também por tudo o que está no Pulse, como painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia com tela de 10,1”, alerta de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência e outros.
Outra diferença é a motorização, pois espera-se que tenha somente motores turbo. Usará o 1.0 de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm, para as versões de entrada, combinado ao câmbio CVT simulando 7 marchas. As configurações topo de linha trocarão o motor pelo 1.3 turbo de quatro cilindros, entregando 185 cv e 27,5 kgfm, porém com uma transmissão automática de 6 posições.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil