Volkswagen Golf lidera vendas em junho na Alemanha; confira o ranking
Hatch completa seis meses na liderança, mas vê SUV T-Roc se aproximar. Opel Corsa completa o pódio
Maior mercado do continente europeu, a Alemanha completou em junho quatro meses consecutivos com retração nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 224.558 unidades, 18,1% a menos do que há um ano.
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (43.456) perdeu quase ¼ dos compradores de 2021, mas manteve uma mais do que confortável vantagem sobre as demais. Embora (pouco) atrás da BMW (19.706), a Mercedes-Benz (19.398) foi a única entre as dez primeiras com desempenho positivo (+9,5%). 14ª, a Dacia (5.683) mais uma vez foi a campeã de crescimento (+40%).
Galeria: Volkswagen Golf eTSI - Avaliação
POS. |
MARCA |
JUN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JUN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
43.456 |
19,4% |
57.159 |
20,8% |
-24,0% |
2º |
BMW |
19.706 |
8,8% |
21.847 |
8,0% |
-9,8% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
19.398 |
8,6% |
17.723 |
6,5% |
9,5% |
4º |
AUDI |
17.494 |
7,8% |
20.124 |
7,3% |
-13,1% |
5º |
OPEL |
13.609 |
6,1% |
16.535 |
6,0% |
-17,7% |
6º |
SKODA |
12.314 |
5,5% |
15.288 |
5,6% |
-19,5% |
7º |
SEAT |
10.813 |
4,8% |
14.626 |
5,3% |
-26,1% |
8º |
FORD |
10.551 |
4,7% |
11.764 |
4,3% |
-10,3% |
9º |
HYUNDAI |
8.715 |
3,9% |
11.641 |
4,2% |
-25,1% |
10º |
TOYOTA |
6.894 |
3,1% |
7.507 |
2,7% |
-8,2% |
11º |
RENAULT |
6.891 |
3,1% |
10.407 |
3,8% |
-33,8% |
12º |
KIA |
6.596 |
2,9% |
6.583 |
2,4% |
0,2% |
13º |
FIAT |
6.537 |
2,9% |
9.364 |
3,4% |
-30,2% |
14º |
DACIA |
5.683 |
2,5% |
4.051 |
1,5% |
40,3% |
15º |
PEUGEOT |
3.849 |
1,7% |
5.835 |
2,1% |
-34,0% |
16º |
CITROËN |
3.812 |
1,7% |
5.350 |
2,0% |
-28,7% |
17º |
MINI |
3.176 |
1,4% |
4.121 |
1,5% |
-22,9% |
18º |
TESLA |
2.908 |
1,3% |
4.466 |
1,6% |
-34,9% |
19º |
MITSUBISHI |
2.698 |
1,2% |
3.665 |
1,3% |
-26,4% |
20º |
PORSCHE |
2.533 |
1,1% |
2.625 |
1,0% |
-3,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
224.558 |
100,0% |
274.152 |
100,0% |
-18,1% |
No ranking de modelos, o VW Golf (7.837) chegou à sua 6ª liderança seguida, mesmo perdendo mais de 1/3 dos compradores de 2021. Assim como em maio, sua vantagem em relação ao VW T-Roc (6.749) sequer chegou a mil unidades. O Opel Corsa foi o terceiro mais vendido, escolhido por 5.744 consumidores.
O Fiat 500, com 4.237 unidades, garantiu seu 2º top 5 seguido muito próximo do VW Tiguan (4.329). Embora sem nenhum modelo no top 10, a Mercedes viu 4 de seus modelos no top 50, todos eles com crescimentos acima dos 17%. 30º, o Kia Sportage (2.103) registrou a maior evolução (+130%). Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.869) apareceu na lista pelo 3º mês seguido.
POS. |
MODELO |
JUN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JUN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
7.837 |
3,5% |
12.107 |
4,4% |
-35,3% |
2º |
VW T-ROC |
6.749 |
3,0% |
6.454 |
2,4% |
4,6% |
3º |
OPEL CORSA |
5.744 |
2,6% |
5.209 |
1,9% |
10,3% |
4º |
VW TIGUAN |
4.329 |
1,9% |
6.656 |
2,4% |
-35,0% |
5º |
FIAT 500 |
4.237 |
1,9% |
4.015 |
1,5% |
5,5% |
6º |
VW PASSAT |
3.677 |
1,6% |
5.720 |
2,1% |
-35,7% |
7º |
BMW SÉRIE 3 |
3.517 |
1,6% |
4.556 |
1,7% |
-22,8% |
8º |
VW T-CROSS |
3.392 |
1,5% |
3.490 |
1,3% |
-2,8% |
9º |
AUDI A3 |
3.390 |
1,5% |
3.692 |
1,3% |
-8,2% |
10º |
MINI |
3.176 |
1,4% |
4.121 |
1,5% |
-22,9% |
11º |
FORD KUGA |
3.127 |
1,4% |
3.409 |
1,2% |
-8,3% |
12º |
VW TRANSPORTER |
3.015 |
1,3% |
3.366 |
1,2% |
-10,4% |
13º |
SEAT FORMENTOR |
2.997 |
1,3% |
2.065 |
0,8% |
45,1% |
14º |
AUDI Q3 |
2.886 |
1,3% |
2.771 |
1,0% |
4,2% |
15º |
SEAT LEON |
2.757 |
1,2% |
3.548 |
1,3% |
-22,3% |
16º |
VW UP |
2.691 |
1,2% |
4.593 |
1,7% |
-41,4% |
17º |
BMW X3 |
2.564 |
1,1% |
2.588 |
0,9% |
-0,9% |
18º |
MERCEDES CLASSE C |
2.482 |
1,1% |
1.983 |
0,7% |
25,2% |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
2.449 |
1,1% |
2.059 |
0,8% |
18,9% |
20º |
TOYOTA YARIS |
2.448 |
1,1% |
2.032 |
0,7% |
20,5% |
21º |
SKODA KAROQ |
2.425 |
1,1% |
1.889 |
0,7% |
28,4% |
22º |
AUDI Q5 |
2.415 |
1,1% |
1.743 |
0,6% |
38,6% |
23º |
MERCEDES CLASSE V |
2.361 |
1,1% |
2.011 |
0,7% |
17,4% |
24º |
BMW SÉRIE 5 |
2.294 |
1,0% |
1.751 |
0,6% |
31,0% |
25º |
OPEL CROSSLAND X |
2.293 |
1,0% |
1.966 |
0,7% |
16,6% |
26º |
MERCEDES GLC |
2.290 |
1,0% |
1.310 |
0,5% |
74,8% |
27º |
OPEL MOKKA |
2.213 |
1,0% |
2.575 |
0,9% |
-14,1% |
28º |
TESLA MODEL Y |
2.144 |
1,0% |
0 |
- |
- |
29º |
HYUNDAI KONA |
2.124 |
0,9% |
3.500 |
1,3% |
-39,3% |
30º |
KIA SPORTAGE |
2.103 |
0,9% |
916 |
0,3% |
129,6% |
31º |
SKODA OCTAVIA |
2.100 |
0,9% |
3.595 |
1,3% |
-41,6% |
32º |
BMW X1 |
2.086 |
0,9% |
2.061 |
0,8% |
1,2% |
33º |
KIA CEED |
2.058 |
0,9% |
2.515 |
0,9% |
-18,2% |
34º |
DACIA DUSTER |
2.002 |
0,9% |
1.215 |
0,4% |
64,8% |
35º |
SKODA FABIA |
1.966 |
0,9% |
2.046 |
0,7% |
-3,9% |
36º |
SKODA KODIAQ |
1.927 |
0,9% |
1.674 |
0,6% |
15,1% |
37º |
VW TAIGO |
1.869 |
0,8% |
0 |
- |
- |
38º |
CITROËN JUMPER |
1.812 |
0,8% |
2.002 |
0,7% |
-9,5% |
39º |
FIAT DUCATO |
1.776 |
0,8% |
4.731 |
1,7% |
-62,5% |
40º |
HYUNDAI TUCSON |
1.757 |
0,8% |
2.055 |
0,7% |
-14,5% |
41º |
BMW SÉRIE 1 |
1.744 |
0,8% |
2.801 |
1,0% |
-37,7% |
42º |
BMW SÉRIE 4 |
1.675 |
0,7% |
892 |
0,3% |
87,8% |
43º |
VW POLO |
1.669 |
0,7% |
4.188 |
1,5% |
-60,1% |
44º |
SEAT ATECA |
1.626 |
0,7% |
2.239 |
0,8% |
-27,4% |
45º |
VW ID.3 |
1.620 |
0,7% |
2.448 |
0,9% |
-33,8% |
46º |
BMW X5 |
1.585 |
0,7% |
1.254 |
0,5% |
26,4% |
47º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.583 |
0,7% |
2.137 |
0,8% |
-25,9% |
48º |
BMW SÉRIE 2 |
1.568 |
0,7% |
1.985 |
0,7% |
-21,0% |
49º |
AUDI A6 |
1.507 |
0,7% |
3.229 |
1,2% |
-53,3% |
50º |
TOYOTA AYGO |
1.492 |
0,7% |
1.621 |
0,6% |
-8,0% |
NO 1º SEMESTRE
Se o 1º semestre de 2021 havia mostrado uma recuperação razoável da Alemanha em relação ao péssimo ano de 2020, os seis primeiros meses de 2022 não foram animadores: com 1.237.975 veículos novos comercializados, o mercado alemão recuou 11% no período – em números absolutos, mais de 150 mil unidades deixaram de chegar às ruas.
Mesmo com 1,8 ponto percentual a menos de participação e uma queda de quase 19% nos últimos 12 meses, a Volkswagen (224.136) emplacou mais do que o dobro da vice-líder Mercedes-Benz (111.479). Numa briga acirrada pelo 3º lugar, vitória da BMW (103.636) sobre a Audi (101.103). Vale ressaltar: nenhuma marca entre as 10 primeiras registrou crescimento.
POS. |
MARCA |
1º SEM 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º SEM 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VW |
224.136 |
18,1% |
276.486 |
19,9% |
-18,9% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
111.479 |
9,0% |
116.646 |
8,4% |
-4,4% |
3º |
3º |
BMW |
103.636 |
8,4% |
118.388 |
8,5% |
-12,5% |
2º |
4º |
AUDI |
101.103 |
8,2% |
106.397 |
7,6% |
-5,0% |
4º |
5º |
OPEL |
70.907 |
5,7% |
84.719 |
6,1% |
-16,3% |
5º |
6º |
SKODA |
69.212 |
5,6% |
84.541 |
6,1% |
-18,1% |
6º |
7º |
FORD |
62.741 |
5,1% |
69.781 |
5,0% |
-10,1% |
7º |
8º |
SEAT |
56.380 |
4,6% |
65.707 |
4,7% |
-14,2% |
8º |
9º |
HYUNDAI |
47.973 |
3,9% |
49.205 |
3,5% |
-2,5% |
10º |
10º |
RENAULT |
37.992 |
3,1% |
52.661 |
3,8% |
-27,9% |
9º |
11º |
TOYOTA |
37.855 |
3,1% |
34.623 |
2,5% |
9,3% |
12º |
12º |
FIAT |
37.730 |
3,0% |
44.514 |
3,2% |
-15,2% |
11º |
13º |
KIA |
36.366 |
2,9% |
30.632 |
2,2% |
18,7% |
13º |
14º |
DACIA |
24.759 |
2,0% |
17.070 |
1,2% |
45,0% |
19º |
15º |
PEUGEOT |
21.157 |
1,7% |
29.360 |
2,1% |
-27,9% |
14º |
16º |
MINI |
19.833 |
1,6% |
22.761 |
1,6% |
-12,9% |
16º |
17º |
CITROËN |
19.736 |
1,6% |
25.671 |
1,8% |
-23,1% |
15º |
18º |
TESLA |
18.259 |
1,5% |
13.768 |
1,0% |
32,6% |
- |
19º |
MITSUBISHI |
17.607 |
1,4% |
15.659 |
1,1% |
12,4% |
20º |
20º |
VOLVO |
16.644 |
1,3% |
22.414 |
1,6% |
-25,7% |
17º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
||
ACUMULADO |
1.237.975 |
100,0% |
1.390.889 |
100,0% |
-11,0% |
... |
O domínio da VW se refletiu no ranking de modelos com os três primeiros colocados, o Golf (42.963) à frente do T-Roc (27.129) e do Tiguan (24.714), este último muito pouco à frente do Opel Corsa (24.576). Um dos únicos modelos da parte de cima com resultado positivo – o outro foi a van VW Transporter (18.493, +4,3%) -, o Fiat 500 foi o 5º colocado, um salto de 14 posições frente ao mesmo período de 2021.
Terceiro há um ano, o VW Passat (20.403) perdeu mais de 1/3 de seus compradores, a maior queda no top 10. Melhor Mercedes-Benz da lista, o Classe C (17.345) avançou quase 34%, enquanto BMW Série 3 (18.204, 9º) e Audi A4 (13.401, 20º), seus maiores rivais, recuaram pelo menos 15%. Melhor estreante do top 50, o Seat Formentor (16.672) praticamente dobrou as vendas.
O destaque negativo ficou com a Fiat Ducato: sexta colocada há um ano, a van da Fiat recuou quase 42% e desta vez foi apenas a 15ª colocada. Principal aposta da VW entre os elétricos, o ID.3 emplacou apenas 6.084 unidades e sequer figurou entre os 50 primeiros – no ano passado, o modelo havia sido o 29º colocado.
POS. |
MODELO |
1º SEM 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º SEM 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VW GOLF |
42.963 |
3,5% |
54.369 |
3,9% |
-21,0% |
1º |
2º |
VW T-ROC |
27.129 |
2,2% |
29.973 |
2,2% |
-9,5% |
4º |
3º |
VW TIGUAN |
24.714 |
2,0% |
36.505 |
2,6% |
-32,3% |
2º |
4º |
OPEL CORSA |
24.576 |
2,0% |
26.329 |
1,9% |
-6,7% |
5º |
5º |
FIAT 500 |
20.578 |
1,7% |
15.751 |
1,1% |
30,6% |
19º |
6º |
VW PASSAT |
20.403 |
1,6% |
30.664 |
2,2% |
-33,5% |
3º |
7º |
MINI |
19.833 |
1,6% |
22.761 |
1,6% |
-12,9% |
10º |
8º |
VW TRANSPORTER |
18.493 |
1,5% |
17.738 |
1,3% |
4,3% |
13º |
9º |
BMW SÉRIE 3 |
18.204 |
1,5% |
23.511 |
1,7% |
-22,6% |
8º |
10º |
AUDI A3 |
17.904 |
1,4% |
18.138 |
1,3% |
-1,3% |
12º |
11º |
MERCEDES CLASSE C |
17.345 |
1,4% |
12.963 |
0,9% |
33,8% |
28º |
12º |
VW T-CROSS |
16.751 |
1,4% |
16.592 |
1,2% |
1,0% |
14º |
13º |
SEAT FORMENTOR |
16.672 |
1,3% |
8.406 |
0,6% |
98,3% |
- |
14º |
MERCEDES GLK / GLC |
15.476 |
1,3% |
14.883 |
1,1% |
4,0% |
22º |
15º |
FIAT DUCATO |
15.054 |
1,2% |
25.776 |
1,9% |
-41,6% |
6º |
16º |
FORD KUGA |
14.286 |
1,2% |
15.695 |
1,1% |
-9,0% |
20º |
17º |
SEAT LEON |
14.100 |
1,1% |
16.218 |
1,2% |
-13,1% |
17º |
18º |
TOYOTA YARIS |
13.822 |
1,1% |
9.669 |
0,7% |
43,0% |
49º |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
13.570 |
1,1% |
14.549 |
1,0% |
-6,7% |
23º |
20º |
AUDI A4 |
13.401 |
1,1% |
15.834 |
1,1% |
-15,4% |
18º |
21º |
OPEL MOKKA |
13.220 |
1,1% |
9.912 |
0,7% |
33,4% |
46º |
22º |
AUDI Q3 |
12.820 |
1,0% |
12.382 |
0,9% |
3,5% |
33º |
23º |
VW POLO |
12.757 |
1,0% |
16.409 |
1,2% |
-22,3% |
16º |
24º |
SKODA OCTAVIA |
12.754 |
1,0% |
24.731 |
1,8% |
-48,4% |
7º |
25º |
HYUNDAI KONA |
12.580 |
1,0% |
15.244 |
1,1% |
-17,5% |
21º |
26º |
KIA CEED |
12.550 |
1,0% |
11.617 |
0,8% |
8,0% |
35º |
27º |
VW UP |
12.490 |
1,0% |
22.772 |
1,6% |
-45,2% |
9º |
28º |
BMW X3 |
12.431 |
1,0% |
11.864 |
0,9% |
4,8% |
34º |
29º |
BMW X1 |
12.096 |
1,0% |
13.748 |
1,0% |
-12,0% |
25º |
30º |
SKODA FABIA |
11.897 |
1,0% |
9.318 |
0,7% |
27,7% |
- |
31º |
FORD TRANSIT |
11.530 |
0,9% |
11.359 |
0,8% |
1,5% |
37º |
32º |
SKODA KAROK |
11.386 |
0,9% |
11.477 |
0,8% |
-0,8% |
36º |
33º |
BMW SÉRIE 5 |
10.803 |
0,9% |
12.640 |
0,9% |
-14,5% |
32º |
34º |
TESLA MODEL 3 |
10.801 |
0,9% |
13.719 |
1,0% |
-21,3% |
26º |
35º |
AUDI Q5 |
10.691 |
0,9% |
7.545 |
0,5% |
41,7% |
|
36º |
AUDI A6 |
10.673 |
0,9% |
18.840 |
1,4% |
-43,3% |
11º |
37º |
OPEL ASTRA |
10.653 |
0,9% |
16.576 |
1,2% |
-35,7% |
15º |
38º |
FORD PUMA |
9.946 |
0,8% |
12.649 |
0,9% |
-21,4% |
31º |
39º |
MERCEDES CLASSE V |
9.883 |
0,8% |
10.022 |
0,7% |
-1,4% |
44º |
40º |
OPEL CROSSLAND X |
9.852 |
0,8% |
10.160 |
0,7% |
-3,0% |
43º |
41º |
FORD FOCUS |
9.643 |
0,8% |
10.853 |
0,8% |
-11,1% |
38º |
42º |
VW CADDY |
9.402 |
0,8% |
10.582 |
0,8% |
-11,2% |
39º |
43º |
SKODA KODIAQ |
9.306 |
0,8% |
9.731 |
0,7% |
-4,4% |
48º |
44º |
CITROËN JUMPER |
9.190 |
0,7% |
7.963 |
0,6% |
15,4% |
- |
45º |
DACIA SANDERO |
9.186 |
0,7% |
8.088 |
0,6% |
13,6% |
- |
46º |
KIA SPORTAGE |
8.752 |
0,7% |
3.752 |
0,3% |
133,3% |
- |
47º |
BMW SÉRIE 1 |
8.739 |
0,7% |
14.378 |
1,0% |
-39,2% |
24º |
48º |
SEAT ATECA |
8.430 |
0,7% |
12.720 |
0,9% |
-33,7% |
30º |
49º |
MERCEDES CLASSE A |
8.305 |
0,7% |
13.026 |
0,9% |
-36,2% |
27º |
50º |
BMW SÉRIE 4 |
8.096 |
0,7% |
4.060 |
0,3% |
99,4% |
- |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R