Um velho projeto da Apple era ter o seu próprio carro elétrico. Entre muitas idas e vindas, parece que o projeto realmente vai sair do papel. Surgem notícias de que a gigante da tecnologia teria recrutado Luigi Taraborrelli. De acordo com a agência Bloomberg, citando pessoas ligadas ao projeto, Taraborrelli, que ficou 20 anos na marca e foi o chefe de chassi e dinâmica de veículo, foi contratado pela Apple para liderar o design do carro elétrico.
A movimentação é outro sinal de que a Apple desistiu de trabalhar com qualquer parceiro e irá desenvolver seu carro elétrico autônomo por conta própria, após anos de recusas por outras fabricantes. Considerando sua experiência, Taraborrelli não apenas será um dos gerentes sênior da equipe, como também acaba ajudando a criar ainda mais expectativa sobre o chamado Projeto Titan.
Por que a Apple precisa de um engenheiro, ainda mais um que cuidou do desenvolvimento de chassi, suspensão, freios e dirigibilidade, de esportivos como Lamborghini Urus, Huracan e Aventador? É uma pergunta interessante, visto que a Apple quer fazer um autônomo.
A Apple se recusou a comentar a respeito, mas a página de Taraborrelli no LinkedIn revela que ele deixou a Lamborghini em maio deste ano, encerrando um período de quase 21 anos na marca. O engenheiro ainda diz que está em São Francisco (que não é longe da sede da Apple em Cupertino) e diz que está "aprendendo coisas novas."
Taraborrelli é o último de uma longa lista de executivos que a Apple recrutou recentemente para seu carro elétrico. No início deste ano, a empresa trouxe Desi Ujkashevic, veterano da Ford que ficará responsável pela segurança do veículo autônomo, e em 2021 contratou Ulrich Kranz, ex-líder do negócio de carros elétricos da BMW.
Antes disso, a Apple ainda chamou Stuart Bowers, ex-chefe do Tesla Autopilot, para obviamente aproveitar sua experiência com a tecnologia de condução autônoma. No total, o Projeto Titan já conta com centenas de engenheiros vintos da Tesla, Mercedes-Benz, Volvo, Rivian, Waymo e mais. Nos cargos mais acima de design, há ex-funcionários da Tesla, Porsche, McLaren e Aston Martin.
A intenção da Apple é apresentar o seu carro elétrico autônomo por volta de 2025, com um interior parecido com o de uma limousine, usando duas fileiras de assentos, uma de frente para a outra. A empresa quer que o veículo seja lançado sem pedais ou volante, rodando de forma totalmente autônoma. Porém, muita gente duvida que a Apple conseguirá cumprir este cronograma, desde analistas até pessoas dentro da própria marca.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso