Koenigsegg ainda quer bater recorde de velocidade e passar dos 480 km/h
CEO da marca sueca acredita no Jesko Absolut, mas diz que fazer o teste é "assustador" e que precisa do local correto para a prova
Em março de 2020, a Koenigsegg apresentou o Jesko Absolut, com a promessa de alcançar a marca de 300 milhas por hora (483 km/h). E a fabricante sueca ainda diz que nenhum de seus próximos carros será capaz de superar esta marca, da mesma forma como a Bugatti desistiu de buscar recordes de velocidade após o Chiron Super Sport 300+. O esportivo já chegou a 304,77 mi/h (490 km/h) em um primeiro teste.
Mesmo assim, Christian von Koenigsegg, dono da marca, diz que ainda buscará o recorde de velocidade. O sueco falou com a revista Top Gear e reiterou o comprometimento da Koenigsegg em provar que o Jesko Absolut é o carro mais rápido do mundo. O executivo até disse que "seria uma pena não mostrar o que pode fazer", visto o que as simulações e os testes reais do hipercarro provaram até o momento. Só que é mais fácil falar do que fazer.
Koenigsegg Jesko Absolut
"Ao mesmo tempo, é algo realmente assustador. Quando fizemos o recorde para um carro de produção a 277 mi/h (446 km/h) em uma via pública em Nevada [com o Agera RS], foi super perigoso. Eu gostaria de ter uma pista fechada, talvez como Ehra-Lessien, que é bem larga (...). Nós definitivamente queremos ter mais controle por motivos de segurança. Verificar o local, a pista e ter um piloto experiente."
Koenigsegg está falando da pista de testes de Ehra-Lessien do Grupo Volkswagen, na Alemanha. Foi onde a Bugatti levou o Chiron Super Sport 300+ e o Veyron Super Sport para registrarem os recordes de velocidade. Claro, será difícil ver a VW cedendo a psita para a Koenigsegg, considerando que é um carro que pode destronar o Chiron (e a Bugatti é parte do Grupo VW).
Christian ainda aproveitou a ocasião para dar uma cutucada nos outros esportivos que buscam recordes de velocidade, dizendo que são muito extremos, a ponto de não ter airbags e, assim, não poderem ser homologados para andar nas ruas. Obviamente, o sueco está falando do Hennessey Venom F5, que promete chegar a 500 km/h. Koenigsegg argumenta sobre como garantir que o Jesko Absolut atenda todas as regulamentações adiciona complexidade e peso ao veículo, além de reduzir a força do motor.
"Se você colocar os carros não-homologados nesta lista, então você pode traze aqueles 'carros foguetes' dos desertos de sal - eles não tem airbags e nem tem que passar por controles de emissões. E eles chegam a 1.000 mi/h (1.610 km/h)."
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Top Gear
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:00 Perto de mudar, VW T-Cross está em promoção com bônus e taxa zero
- 12:00 Zontes lança 7 novas motos: veja os preços e quais são
- 11:01 Semana Motor1.com: Corolla Cross muda para 2025, T-Cross chegando e mais
- 10:00 Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
- 09:00 Avaliação: Fiat Scudo Multi cobra R$ 214 mil para ser tela em branco
- 14:53 As 10 motos e scooters mais baratas do Brasil em 2024
- 13:57 Novo Toyota Corolla Cross XR 2025 vira prioridade para vendas diretas
- 13:01 A2RL inicia nova era do esporte autônomo em Abu Dhabi
Sobre este artigo
Categoria |